Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de março de 2010

Posse concorrida mostra força da nova secretária de Educação, Lidiney Campos

Auditório lotado

Crédito: Ascom


O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, empossou nesta quinta-feira (18) pela manhã, a nova secretária municipal de Educação, Lidiney Campos, reafirmando o seu compromisso com a educação pública de qualidade e de reconhecimento àqueles que constroem o futuro da cidade. A nova secretária é a primeira educadora que faz parte do quadro efetivo da Prefeitura a assumir a função de comando da pasta, condição que, segundo o prefeito, aumenta ainda mais o seu compromisso com as causas da educação. “Lidiney conhece como poucos os desafios que terá de enfrentar. Ele os vive no dia-a-dia, na escola, na sala de aula, com seus colegas e companheiros de luta. Portanto, por conhecer a dimensão destes desafios ela tem, também, a determinação de enfrentá-los”, afirmou.

A posse da Lidiney Campos foi bastante prestigiada por professores da rede, vereadores, secretários municipais e autoridades políticas e da sociedade civil organizada. Ela substitui ao professor Sebastião Maciel que, em seu discurso de despedida, destacou o fato de o atual governo estar desenvolvendo um projeto na Educação que dignifica os compromissos que tem com o magistério. Maciel disse estar orgulho de ter participado deste momento histórico de avanço da educação ilheense. “Ainda que deixe o comando da pasta, o que posso garantir é que permaneço apoiando o governo, por que acredito no comandante deste processo”, afirmou, numa clara alusão ao prefeito Newton Lima, sendo bastante aplaudido pelos professores.

Emocionada, a nova secretária de Educação prometeu esforço, empenho e dedicação a esta nova tarefa que, em sua opinião, exigirá desafios diários para dar fim a uma carência que foi acumulada ao longo de muitas décadas na educação em toda a Bahia. Disse que precisará contar com o apoio de todos para que a educação de Ilhéus continue a avançar. “Precisamos sonhar grande. Quando se muda com inteligência, na medida em que o substituto tem a mesma qualidade e o mesmo compromisso ético do substituído, o governo dá sinais claros da seriedade que tem com a educação”, disse o vereador Paulo Carqueja em seu discurso.

Líder sindical e vereadora, a professora Carmelita Ângela elogiou a decisão do governo em optar por uma educadora ligada ao movimento sindical para gerenciar as políticas locais do ensino público. “A decisão aponta para o compromisso com uma gestão democrática”, afirmou a vereadora. “As portas do governo do Estado estão abertas. Não abriremos mão das parcerias que promovam resultados positivos para os nossos jovens, que são o maior patrimônio que este estado pode ter”, disse o gestor da Direc-6, professor Ednei Mendonça.

Em seu discurso, a presidente da Associação dos Professores de Ilhéus (APPI), Enilda Mendonça, fez questão de lembrar das lutas empreendidas e das conquistas obtidas pela categoria junto ao atual governo. Ela elogiou a postura do prefeito Newton Lima de não enxergar o sindicato “nem como oposição nem como situação ao seu governo”. Mas de defender os interesses da categoria, mantendo o diálogo permanente e respeitoso com o governo municipal.

Durante a solenidade, o secretário municipal de Governo, Alcides Kruschewsky, reiterou o compromisso assumido pelo prefeito Newton Lima com os professores de, ainda este ano, iniciar o projeto de Gestão Plena na secretaria municipal de Educação. Com a medida, a própria secretaria irá gerenciar os recursos destinados à pasta, atendendo a demanda de acordo com a necessidade técnica do setor. Esta é uma reivindicação histórica da categoria que, finalmente, será colocada em prática na Prefeitura de Ilhéus.

“A gestão plena é importante por que vai nos colocar – governo e categoria – diante de questionamentos e de cobranças, mas também com compromissos reais de apontar as soluções”, disse Alcides, acrescentando que este novo modelo garante, sobretudo, o fim das interrupções nas políticas públicas da educação, independentemente de que possa estar no cargo de secretário. “As pessoas passam. A as decisões e os caminhos tomados precisam ser duradouros para obter bons resultados”, afirmou.

Graduada em Ciências Biológicas pela FESPI, com duas pós-graduações, especialista em Desenvolvimento, Gestão Ambiental, Supervisão e Administração Escolar, a nova secretária tem o título de Recertificação Ocupacional para Dirigente Escolar, pela Fundação Luís Eduardo Magalhães, participação em diversos cursos, congressos e conclaves na área de educação e meio ambiente. Iniciou a carreira em 1985, aos 19 anos, lecionando Biologia no curso científico no IME.

Durante o seu primeiro despacho ocorrido no gabinete, a nova secretária recebeu de Sebastião Maciel um relatório contendo os avanços do atual governo no setor da Educação e os compromissos agendados para os próximos meses para a nova titular da pasta. Afixado no computador da sua mesa de trabalho, Lidiney Campos encontrou uma mensagem carinhosa e estimuladora do seu antecessor: “Siga em frente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário