O Ministério Público Federal constatou que parte dos esgotos de Ilhéus está sendo despejada diretamente no mar, sem tratamento.
Na Praia do Cristo, próximo à Catedral de São Sebastião, a água fétida e escura se mistura a garrafas plásticas, latas de refrigerante, isopor e outros materiais.
De acordo com os procuradores da república que realizaram o levantamento, o odor era ainda mais desagradável nas proximidades da estação elevatória da Embasa, na Avenida Soares Lopes, um dos cartões postais da cidade.
O esgoto a céu aberto também foi encontrado na praia da Avenida Litorânea Norte, no bairro do Malhado. Lá, urubus sobrevoavam o acúmulo da sujeira que corria diretamente para o mar.
A presença de insetos torna ainda maior o risco de propagação de doenças. Em virtude do mau cheiro, as pessoas circulam pelo local com os narizes tampados. A atividade foi resultado de um Inquérito Civil Público da Procuradoria da República em Ilhéus.
Ele apura a denúncia de poluição da praia do centro da cidade. A atividade de fiscalização nas praias renderá um relatório que será juntado aos autos do inquérito, assim como as fotografias tiradas nos locais visitados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário