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terça-feira, 23 de março de 2010

Trecho da FIOL unirá Ilhéus a Caetité até julho de 2012


Projeto Porto Sul

Crédito: Ascom

A Ferrovia da Integração Oeste/Leste (FIOL), cujo edital de implantação será assinado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira, 26, em Ilhéus, deverá ter seu primeiro trecho concluído até julho de 2012; o segundo até 2013, e o terceiro ainda não tem uma data definida pelo Ministério dos Transportes. Ao todo, a ferrovia terá um trajeto de 1,5 mil Km, num investimento de R$ 6 bilhões, ligando o município de Ilhéus, no sul da Bahia, à cidade de Tocantins.
 
O primeiro trecho que deverá estar concluído e inaugurado em julho de 2012, compreende a ligação entre Ilhéus e Caetité – 536 Km, ficando a segunda etapa, até a cidade de São Desidério, também município baiano, para ser entregue no ano seguinte. Já os 524 Km, sendo 410 Km em território de Tocantins, que se cruza com a ferrovia Norte/Sul, não têm previsão nem de início e nem de término. “Este é, sem dúvida, o projeto âncora do Complexo Intermodal Porto Sul, previsto para acontecer em Ilhéus e mudar a realidade econômica da cidade e de toda a região”, assegura o prefeito do município, Newton Lima.
 
Na opinião do prefeito de Ilhéus, ao garantir no município a realização do projeto, o presidente Lula e o governador da Bahia, Jaques Wagner, dão a verdadeira dimensão do compromisso que têm com o povo sulbaiano, “permitindo que, aqui, se realize a maior intervenção de infra-estrutura ocorrida nas últimas décadas em toda a Bahia”.
 
O Governo Federal considera a Ferrovia da Integração como primordial para o fortalecimento e crescimento da mineração, e, foi por isso que terminou se decidindo por iniciar a obra entre Ilhéus e a cidade de Caetité, onde se encontra instalado o projeto da Bahia Mineração (Bamin), que pretende escoar uma produção de cerca de 18 milhões de toneladas.
 
Mas a projeção da Valec, estatal para projetos ferroviários do Governo Federal, é que até 2018 a ferrovia faça o escoamento de 52 milhões de toneladas de carga transportada, sendo 45 milhões em minério de ferro, e ainda 5,2 milhões de toneladas distribuídos entre soja, açúcar e álcool.
 
A Ferrovia da Integração faz parte do Projeto Intermodal, financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que inclui também a construção de um porto offshore (que se encarregará da exportação final do minério e outros produtos) e de um aeroporto internacional, tudo localizado em áreas de Ponta da Tulha, na zona norte de Ilhéus.

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