Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de março de 2010

Mel produzido na Bahia terá selo de inspeção federal

Apicultores do município baiano de Campo Alegre de Lourdes, localizado na divisa com o estado do Piauí, poderão comercializar sua produção para outros estados da federação a partir do segundo semestre deste ano. O entreposto de mel, gerido pela Cooperativa de Apicultores do Município (Coapical), já está em fase final de adequação para o recebimento do Selo de Inspeção Federal (SIF).
 
A garantia foi dada pelo representante da Superintendência Federal da Agricultura do Mapa, Antônio Carlos da Mata, durante reunião da Câmara Técnica da Apicultura (CTA), realizada na Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri).
 
O entreposto comercializou no último ano 108 toneladas de mel em sachê, pote e em tambor e a partir da adequação estrutural terá capacidade de processar 60 toneladas de mel por mês para venda no atacado. Segundo a Coapical, o município tem aproximadamente 800 apicultores.
 
Na reunião, representantes da cadeia apícola, que constituem a câmara, e o chefe-de-gabinete da Seagri, Eduardo Salles. Na pauta, assuntos relevantes para o setor, como a mobilização dos produtores baianos em caravanas para participar do Congresso Brasileiro de Apicultura (CBA), que acontece em maio, em Cuiabá.
 
Também na pauta a ampliação da aquisição do mel pelas prefeituras para a merenda escolar, através do Programa de Aquisição de Alimentos da Conab.
 
Atenção especial foi dada à Circular 23 do Ministério da Agricultura, que dispensa o mel e seus derivados de certificação, mesmo se este trânsito ocorrer dentro do âmbito interestadual. 
 
Para a especialista em apicultura da Seagri, Marivanda Eloy, a medida inviabiliza a atuação da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) por meio do trabalho de fiscalização e trânsito de mel nas barreiras sanitárias. Como proposta da Adab, a câmara vai enviar uma correspondência ao órgão federal para que reveja esse item e faça a adequação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário