Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de março de 2010

Interior de Ilhéus é a área mais atingida por apagões


Câmara de vereadores

Crédito: Ascom

A Câmara de Vereadores de Ilhéus sediou na manhã desta terça-feira, 30, uma Audiência Pública para discutir os constantes apagões sofridos em todo município de Ilhéus. O presidente do legislativo, Jailson Nascimento e os vereadores Valmir Freitas, Marcos Flávio, Gilberto Sousa (Bel do Vilela) e Edivaldo Nascimento (Dinho Gás) participaram da Audiência. A Prefeitura de Ilhéus foi representada por Carlos Freitas, secretário de serviços urbanos.
Os distritos de Inema e Pimenteira são os locais mais afetados pelos constantes apagões, chegando a ficar por até 4 dias consecutivos sem energia elétrica. Outro fator de reclamação por parte dos moradores dessas localidades é o fato dos locais não terem um estabelecimento credenciado pela Coelba para os moradores pagarem suas contas de energia.
Para os problemas apresentados pelos distritos de Inema e Pimenteira, os representantes da Coelba apresentaram suas soluções. Para os apagões, a solução encontrada foi a alocação de duas turmas de manutenção de Coaraci, que a partir de agora passará a atender todas as ocorrências dos dois distritos.
Desde o dia 18 deste mês, a Coelba vem trabalhando para melhorar a situação dos moradores de Inema e Pimenteira. Já estão sendo realizadas manutenções, revisões e limpezas em toda a rede elétrica que abastecem as duas localidades. A concessionária de energia estipulou o dia 30 de abril como prazo final para que o serviço seja finalizado.
O problema de não ter um local para pagar as contas de energia a Coelba já tem uma solução, um estabelecimento comercial já está em fase final de credenciamento e passará a receber as contas de energia elétrica nas próximas semanas.
Ilhéus é a campeã dos apagões na Bahia - Indicadores da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mostram oficialmente que o município de Ilhéus é o campeão baiano em apagões de energia. Somente em 2009, as interrupções no fornecimento somaram 34 horas, superando em 14 horas o que é considerado aceitável pela agência reguladora.
 
Comerciantes e moradores reclamam dos prejuízos causados pelos apagões e a Coelba relata que os blecautes são causados pela dificuldade de manutenção da rede, causada pela grande extensão do território baiano. Em 2004, apenas dois municípios tinham ficado mais horas sem energia do que o considerado normal pela Aneel. No ano passado, o número de municípios chegou a 59. E Ilhéus é a primeira na fila da escuridão.
Joubert Meneguelle, Superintendente de Engenharia da Coelba, destacou os importantes projetos e melhorias de grande porte que a Coelba está realizando para que os constantes apagões não ocorram com a atual freqüência. “A Coelba está investindo cerca de 20 milhões de reais em melhorias na região de Ilhéus, será criada uma subestação em Olivença, os equipamentos antigos estão sendo substituídos por mais modernos, enfim, esperamos que em breve os apagões não aconteçam mais”, destacou o superintendente.
Os bairros do Iguape, Malhado, Alto do Coqueiro, Alto do Amparo, Hernani Sá, Nossa Senhora da Vitória, distrito de Santo Antonio e o bairro Nelson Costa estiveram presentes na Audiência Pública através de suas associações de moradores e foram condizentes em uma só reclamação, a falta de estabelecimentos comerciais para o pagamento das contas de energia nos referidos bairros.
O vereador Edivaldo Nascimento, Dinho Gás, lembrou que no bairro em que reside, o Nossa Senhora da Vitória, os moradores são obrigados a ir até o Centro da cidade para poder pagar uma conta de energia. O Gestor de Atendimento da Coelba, Carlos Moraes, relatou que será tomada uma providência o mais rápido possível.
Outra queixa comum a todos que fizeram uso da palavra no Plenário Gilberto Fialho foi o descaso do serviço de atendimento gratuito da Coelba por telefone, o 0800. As pessoas realizam suas queixas pelo telefone e as reclamações não têm prosseguimento. O vereador Marcos Flávio reiterou as reclamações e pediu que alguma solução seja tomada.
O presidente do legislativo, vereador Jailson Nascimento, agradeceu a todos os presentes e principalmente aos representantes da Coelba pela compreensão em participar da Audiência Pública e ouvir as criticas e sugestões da população. “Tenho certeza que essa audiência renderá frutos e que todos os questionamentos serão ouvidos e as devidas providências vão ser tomadas pela Coelba”, enfatizou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário