Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de março de 2010

Lula e Wagner iniciam revolução regional

Os moradores do sul da Bahia vivem a expectativa de uma sacudida na economia da região nos próximos anos. O pontapé inicial para o desenvolvimento, com atração de empresas e geração de centenas de empregos, começa nesta sexta.

È a inauguração de uma base do Ganene em Itabuna, além da assinatura da licitação para a construção da Ferrovia Leste-Oeste, uma das principais obras de infra-estrutura do Brasil nos próximos anos. Ela vai ligar Ilhéus ao estado de Tocantins.

A Ferrovia, que vai cortar 32 municípios baianos, é parte do Projeto Intermodal que será implantado na zona Norte de Ilhéus. O projeto ainda inclui a construção de um porto e um aeroporto internacional.

Segundo Wagner, a Ferrovia Leste-Oeste será uma importante alternativa para o transporte de cargas, estimulando novos investimentos e potencializando as exportações baianas.

"Esta é a maior obra de infraestrutura da história da Bahia. É a garantia do escoamento da produção agrícola e mineral e vai contribuir muito para o crescimento do estado".

A Fiol entra na Bahia pelo município de São Desidério, na região oeste, a 1,1 mil km de Ilhéus. Na zona rural, uma placa de madeira fincada no chão indica que aquele ponto faz parte da rota da Ferrovia Oeste-Leste na Bahia.

A marcação é uma das poucas deixadas pelo trabalho de medição do projeto, que está concluído. No oeste, a ferrovia servirá ao transporte dos produtos do agronegócio, como algodão, milho, café e soja.

Para o vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Sérgio Pitt, a Fiol vai aumentar a competitividade da agricultura baiana. "Só temos o modal rodoviário e, quando chega a safra, o frete dobra de preço".

O contrato de licitação para a construção da ferrovia será assinado pelo presidente Lula que, junto com o governador Jaques Wagner, vai inaugurar em Itabuna a base do Gasene.

Já nesta sexta começa a ser distribuído gás natural para indústria e um posto de combustível da rede Universal. A expectativa é de que o Gasene receba investimentos de R$ 60 milhões nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário