Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de março de 2010

Novo aeroporto de Ilhéus é apresentado como parte do Projeto Intermodal


Apresentação do projeto do novo aeroporto

Crédito: Ascom
O novo aeroporto de Ilhéus, que será construído na zona norte da cidade, como parte do Projeto Intermodal – que inclui ainda a implantação de uma ferrovia e um porto off shore -, foi tema de audiência pública realizada no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes. O encontro, que contou com as participações de Mauro Cauvilli, Superintendente de Meio Ambiente da Infraero; de Ana Lúcia Moraes, Superintendente de Planejamento e Interação Urbana, e de Maria Auxiliadora Borges, do Instituto de Meio Ambiente, foi aberto pelo prefeito Newton Lima, que ressaltou a importância do empreendimento, considerando-o como vital para o desenvolvimento econômico e turístico do município. 
Na opinião do prefeito, os investimentos inseridos no Projeto Intermodal representam o maior avanço registrado por Ilhéus desde a sua fundação, dando um novo rumo á sua economia, com a geração simultânea de emprego e renda. Entretanto, ressaltou a necessidade de se investir em infra-estrutura,lembrando que, com a chegada do aeroporto, da ferrovia e de um novo porto, “Ilhéus irá mudar o seu perfil de desenvolvimento, e precisamos estar atentos para atender as demandas que vão surgir, principalmente nas áreas de moradia, saúde, educação e transportes”, garantiu.
 
Após a explanação de Mauro Cauvilli, Superintendente de Meio Ambiente da Infraero, que ressaltou a importância da audiência pública como primeiro passo para a consolidação do novo aeroporto ilheense, foi apresentado os estudos locacionais do novo aeroporto; a comparação de pontos positivos e negativos entre as áreas previamente identificadas, notadamente região da Ceplac, do Litoral Norte e a região de Lençóis, na divisa de Ilhéus com o município de Una. Já Ana Lúcia Moraes apresentou os estudos preliminares de impactos nas áreas do entorno do projeto e as precauções que estão sendo tomadas para a execução do Intermodal.
 
Na oportunidade, representantes da Prefeitura anunciaram que, por determinação do prefeito Newton Lima, está sendo iniciado um trabalho de Planejamento do Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte (PDS-LN), que prevê antecipar as ações públicas que serão necessárias adotar, com a finalidade de preparar a região para a nova realidade do Litoral Norte. Esse trabalho será realizado com a efetiva participação das comunidades envolvidas, a exemplo da localidade de Ponta da Tulha, para construção coletiva de um diagnóstico da situação atual da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário