Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de março de 2010

Empresários querem investir R$ 300 milhões no Porto de Ilhéus


Empresários e investimentos

Crédito: Ascom

Na manhã desta terça-feira (23) uma comitiva formada por empresários brasileiros e estrangeiros visitou o Porto Internacional de Ilhéus, onde pretende investir cerca de 300 milhões de reais na melhoria da sua infra-estrutura e na modernização dos seus equipamentos. Na companhia dos secretários de Governo, Alcides Kruschewsky e de Turismo, Paulo Moreira, o grupo conheceu as instalações do terminal, sendo recebido pelo diretor da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), Eduardo Melquíades. Com o investimento proposto, o município poderá criar dois mil e quinhentos empregos diretos, segundo previsão dos investidores.
 
O projeto de melhoria e expansão do Porto de Ilhéus tem como carro-chefe a implantação de um estaleiro para reforma e consertos de navios de até cinco toneladas. Porém, outras melhorias também estão previstas para as demais sete áreas que compõem o sistema portuário de Ilhéus, a exemplo de alongamento do píer em mais 470 metros, nova retroárea, implantação de Terminal de Passageiros, plataforma de contêineres e terminal de estacionamento de caminhões.  O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, que vem intensificando encontros com os empresários do Brasil e do exterior, salientou a importância do projeto que se integra aos demais, já previstos para acontecer no município nos próximos anos.
 
“A iniciativa privada, assim como o governo do Estado, tem apostado em Ilhéus, como cidade pólo de desenvolvimento para a Bahia e para o Brasil”, afirmou Newton para a comitiva que é coordenada por Pater Balin, consultor empresarial. Balin também sinalizou para a intenção de um grupo de empresários chineses de implantar fábricas na área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) – que integra o projeto do Complexo Intermodal Porto Sul, composto também por um porto Off-Shore, aeroporto internacional e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste.
 
Já no Iate Clube de Ilhéus, na presença de demais empresários e de autoridades ligadas à área portuária, o grupo foi apresentado ao diretor da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (Sudic), Nilton Cruz. Para o diretor da Sudic, Ilhéus vive um momento especial com a previsão de investimentos e que a intenção do governo do estado, parceiro da Prefeitura, é a de viabilizar projetos como este, “que gerem emprego e renda e ajudem Ilhéus a se reposicionar na liderança econômica regional”. O presidente do Sindicato dos Estivadores de Ilhéus, Emerson Tavares, também acredita que os investimentos trarão benefícios diretos para a população de Ilhéus e região. “Essas melhorias chegam para somar ao Porto Sul, que possibilitará uma nova realidade econômica para a região”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário