Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de março de 2010

Começa a ser implantado o Programa MedCasa


Profissionais da saúde participam

Crédito: Ascom

Ilhéus passa a integrar um importante programa da Secretaria de Saúde do Estado que garante mais comodidade para pacientes que possuem dificuldade de locomoção e que necessitam comparecer regularmente às sedes de distribuição de medicamentos do município para retirar remédios. O Programa MedCasa é uma iniciativa do governo federal em parceria com Estados e municípios. Sua principal finalidade é a distribuição de remédios à domicílio.
 
Durante a segunda-feira (29) profissionais da rede municipal de saúde participaram da apresentação e implantação do programa MedCasa. Pela manhã o evento contou com a presença de médicos, enfermeiros e técnicos e pela tarde teve como público-alvo farmacêuticos e agentes comunitários de saúde. No encontro, os profissionais puderam esclarecer maiores dúvidas sobre como se dará sua implantação em Ilhéus. De acordo com o Coordenador do Departamento de Assistência Farmacêutica do município, Antônio Jorge os serviços do MedCasa devem estar disponíveis dentro do prazo de um mês. “Serão disponibilizados inicialmente três tipos de medicamentos: anticoncepcionais e remédios para a hipertensão e diabetes.
 
Como requisito básico para ser beneficiado com o programa, o paciente deverá fazer um pré-cadastro na sede do Programa Saúde da Família (PSF) do seu bairro, para que posteriormente sejam realizadas avaliação e triagem. “Sendo comprovada sua necessidade, o paciente passará a receber o medicamento em casa, tendo o acompanhamento periódico de um agente de saúde para verificar se está sendo feito corretamente o uso dos remédios”.
 
Na Bahia, o Programa MedCasa já funciona em diversos municípios. Com o apoio dos Correios, a entrega é realizada sem gerar nenhum custo ao paciente, que recebe o remédio dentro do prazo previsto e acompanhamento de equipe de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário