Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de março de 2010

Porto de Ilhéus começa a exportar níquel em maio


Secretários municipal e dirigentes da Mirabela

Crédito: Ascom

O Porto Internacional de Ilhéus começará a exportar sulfeto de níquel já a partir do próximo mês de maio. A Licença Ambiental que garante a imediata operação foi entregue ao presidente e ao gerente-geral da Mirabela Mineradora do Brasil, respectivamente, Bryan Hyde e Paulo Roberto Oliva, pelo secretário municipal de Planejamento, Alisson Mendonça, e o chefe de Gabinete, José Nazal, que também é presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema).
A Mirabela começará a operar com o estocagem e o translado de sulfeto de níquel, trazendo o produto do município de Itajibá até seu galpão que ficará instalado no Distrito Industrial (DI) de Ilhéus, no bairro do Iguape, zona Norte da cidade, completando posteriormente o processo no Porto Internacional. A previsão é que, de imediato, a empresa, além de gerar receita do ISS para o município, também ofereça vagas diretas para 40 trabalhadores, isso, também estimando-se a geração de mais 100 empregos indiretos.
 
Explica José Nazal que, pela primeira vez nos nove anos de funcionamento do Condema na cidade, foi realizada uma audiência pública no processo de licenciamento, “como também esta é a primeira vez que o município receberá relevantes compensações ambientais voltadas para a preservação e manutenção do Parque da Boa Esperança, uma das preocupações do prefeito Newton Lima, que defende o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
De acordo com o chefe de Gabinete e presidente do Condema, a Mirabela irá se responsabilizar a partir de agora em restaurar e manter as sinalizações horizontais e verticais do Distrito Industrial até o Porto; fornecerá uniformes para 10 guardas florestais do Parque da Boa Esperança; doará equipamentos como máquinas fotográficas, GPS e impressoras para a direção do referido Parque, “isso, além de promover a recuperação do seu acesso, abrir trilhas para visitações”.
Ainda dentro das cláusulas que a empresa acatou estão: fazer o levantamento georeferenciado de toda a área do Parque da Boa Esperança e disponibilizar durante período de vigência da licença ambiental, um veículo para serviços de fiscalização florestal. “Por tudo isso que representa, acreditamos que esse é um fato que deve ser comemorado por todos que apostamos e trabalhamos pelo desenvolvimento do nosso município”, frisou José Nazal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário