Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de março de 2010

Obras em aterro só começam após saída de catadores de lixo


Reunião com catadores de lixo

Crédito: Ascom
Devido ao avanço das obras que integram o projeto de Requalificação do Aterro Sanitário de Itariri e das negociações feitas ao longo dos últimos meses entre a Prefeitura de Ilhéus, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e os catadores de lixo que atuam no local, se encerra na próxima quinta-feira (25) o prazo para que os catadores de lixo e familiares deixem o local. A data segue cronograma discutido amplamente entre todos os envolvidos no projeto e visa dar continuidade às melhorias que vem sendo feitas no local.
Esta semana o grupo de trabalho que vem coordenando o projeto realizou mais uma reunião no Palácio Paranaguá para tratar com os catadores sobre como ocorrerá o processo de remoção dos ‘barracos’, onde algumas famílias ainda habitavam. De acordo com a Coordenadora do GT, a assistente social, Maria Martha, foram identificadas as famílias dos catadores cadastrados, que receberão o benefício eventual do Auxílio Moradia, a ser pago pela Prefeitura de Ilhéus, por determinação do prefeito Newton Lima. “Das famílias dos catadores cadastradas no projeto, dezessete receberão o benefício, os demais possuem residência fixa e deverão retornar neste fim de semana”. Inicialmente pelo período de três meses, podendo ser prorrogado por mais três.
 
Ainda segundo Maria Marta outros catadores que não estão inscritos no projeto, podem vir a ser contemplados com o auxílio, pois o fazem parte do projeto o prefeito Newton Lima determinou que essas sejam beneficiadas pela política de assistência social desenvolvida pelo município”. Sobre a remoção Maria Marta explicou que o processo deve acontecer de maneira tranqüila, “já que os badameiros e seus familiares em nenhum momento vêm criando resistência à saída do local, não sendo necessário, portanto, o uso da força policial”. Durante a reunião, a informação também foi reiterada pelo o assessor da Cooperativa de Catadores, Rodolfo Macedo e pelo diretor da Secretaria de Serviços Urbanos, Waldemar Mendes. O trabalho de remoção já está sendo auxiliado pela equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, através de caminhões e caçambas e pessoal para recolher os materiais selecionados pelos catadores.
 
Outro ponto discutido diz respeito aos compradores de materiais recicláveis, que ficarão responsáveis em adquirir o material dos catadores. De acordo com o secretário Alisson Mendonça os compradores serão convidados à participar de um encontro, para tratar sobre à nova forma de organização dos catadores, “fazendo com que a venda desse material, que é a única fonte de renda para a maior parte dos badameiros, não seja comprometida”. Na próxima semana, a equipe da Conder, retorna à Ilhéus para participar de nova reunião sobre o Projeto de Recuperação do Aterro de Itariri.
 
Participaram da reunião a Coordenadora do grupo de trabalho, a assistente social Maria Marta Lucas de Carvalho; o assessor da Cooperativa de Catadores, Rodolfo Alves Macedo; a representante do Secretário Municipal de Assistência Social, Augusto Macedo, Valéria Tavares de Carvalho; o presidente da Federação das Associações de Moradores de Ilhéus (FAMI), Marcos Lessa e os secretários de Planejamento Infra-Estrutura (Alisson Mendonça) e de Serviços Urbanos (Carlos Freitas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário