Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de março de 2010

Iniciada distribuição de gás natural e Lula inaugura trecho do Gasene


Base de distribuição Bahiagás

Crédito: Ascom

O presidente Lula inaugura o trecho do Gasoduto de Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), em Itabuna, nessa sexta-feira, 26, às 11 horas, abrindo as válvulas de distribuição do gás natural para o sul do estado da Bahia. Itabuna terá a primeira central de distribuição, implantada pela Bahiagás, responsável pela comercialização do produto e que fortalece o projeto estratégico de interiorização do gás natural, que contará com bases também em Mucuri, Eunápolis e Catu.
 
O evento acontece no Parque de Exposições Antonio Setenta, na Rodovia BR-415, Km 36, e terá a presença do governador do estado, Jaques Wagner, do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, da diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, do secretário estadual de Infraestrutura e presidente do Conselho de Administração da Bahiagás, João Leão, do presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, de políticos e representantes dos setores industrial e comercial e moradores da região.
 
A central de distribuição construída pela Bahiagás é interligada ao city gate (ponto de entrega) da Petrobras, em Itabuna. Até 2012, a Bahiagás planeja investir R$ 60 milhões na construção de 80 km de dutos para atender o mercador não-térmico dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Mucuri. Para o atendimento de diversos outros municípios do sul do estado, estarão concluídos, até 2014, 250 km de gasodutos, com investimentos adicionais de R$ 100 milhões.
 
A distribuição do gás natural no sul e extremo sul do estado cria condições para o desenvolvimento industrial, comercial e automotivo, beneficiando 32 municípios. Além do gás natural, combustível de fonte energética mais limpa e com preço mais competitivo, a região também contará com o reforço do Complexo Multimodal de Transporte, composto pelo Porto Sul, a Ferrovia Oeste-Leste e um aeroporto internacional. Após a cerimônia do Gasene, o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães participa do ato de abastecimento da gás natural veicular , no primeiro cliente - Posto Universal, na BR-415, com representantes do setor e de taxistas.
 
A Bahia, beneficiada em 46 municípios com gás natural, através da Bahiagás, é o terceiro maior mercado consumidor industrial do país, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário