Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de março de 2010

Ilhéus intensifica Projeto ‘Vale um Sorriso’ em escolas


Projeto em escolas públicas

Crédito: Ascom

Em 2008, a Prefeitura de Ilhéus deu início ao Projeto Vale Um Sorriso. A iniciativa implantada pela Coordenação de Saúde Bucal do Município visa descentralizar os serviços odontológicos, estendendo-os até os estudantes da rede municipal de ensino. Formado inicialmente por um consultório portátil e uma pequena equipe de motorista, cirurgião dentista e auxiliar de consultório, o Projeto Vale Um Sorriso vem aumentando gradativamente sua equipe, possibilitando que o trabalho seja ampliado para os turnos matutino e vespertino, chegando a um maior número de escolas.
 
Para o coordenador de Saúde Bucal de Ilhéus, Carlos Ocké este projeto tem um trabalho voltado principalmente para o atendimento dos alunos da rede pública municipal, tendo como prioridade a faixa etária de 5 a 12 anos, enfocando principalmente a prevenção e conscientização destas crianças e seus educadores quanto ao cuidado com a saúde bucal e a qualidade da dentição permanente, que é alcançada quando se tem uma atenção desde o início. “Nestas escolas são feitas palestras educativas, orientação sobre higiene oral e alimentação, escovação evidenciando as placas, além da aplicação de flúor, tanto em grupos como individual. Cada criança recebe uma escova que fica armazenada no colégio e o creme dental fornecido pela Secretaria de Saúde”.
 
Na parte de atendimento individual, além de repetir e frisar sobre a importância da higiene oral, o coordenador da Saúde Bucal do município ressaltou que os alunos também são submetidos a um exame clínico com a finalidade epidemiológica e para tratamentos básicos necessários, como raspagem de tártaro, profilaxia, aplicação tópica de flúor, exodontias, aplicação de cariostático, selamento provisório e restaurações principalmente com ionômero de vidro.
 
Em 2009, diversas escolas municipais integraram o projeto Vale Um Sorriso, a exemplo do Centro Educativo Fé e Alegria, Escola Municipal Dom Valfredo Tepe, Centro Comunitário Dr. Nelson De Oliveira, na zona sul; Pré Escola Dom Bosco no Banco da Vitória; Escola Pequeno Davi, no Malhado; Escola Municipal Temístocles Andrade, Grupo Escolar Professor Paulo Freire, e Escola Emília de Brito, no Teotônio Vilela, Centro Comunitário do Iguape e Escola Mariane Éckes, no bairro Savóia.
 
Cerca de dez mil procedimentos foram realizados pelos profissionais no consultório portátil entre as escolas públicas e creches. Número considerado satisfatório pelo coordenador do projeto. “A cada visita, os estudantes estão demonstrando maior interesse na saúde oral”. Exames clínicos, aplicação de flúor, palestras, restauração em dentes de leite e dentes permanentes, extrações em dentes de leite e permanentes, escovação supervisionada, emergência, levantamento epidemiológico,contenção de hemorragia, drenagem de abscesso e remoção de tártaro estão entre os serviços odontológicos prestados no último ano.
 
Para 2010, ainda segundo Carlos Ocké, a meta do projeto é a implantação de mais um consultório portátil, com uma equipe de dois cirurgiões-dentistas e um auxiliar de saúde bucal, para ampliação do atendimento aos estudantes. “Continuaremos priorizando a utilização de técnicas alternativas de atendimento curativo aos escolares com cariostáticos (interrupção do processo de carie) e a realização da Técnica de Restauração Atraumática.
 
A Coordenação vem buscando parcerias para a aquisição de um ônibus com 45 lugares que viabilize o atendimento odontológico para cerca de 7.500 alunos distribuídos em 19 escolas e nove creches da cidade. O projeto prevê o funcionamento do ônibus de segunda a quinta-feira, transportando 40 crianças por turno ao Centro Social de Saúde Oral, aparelhado com cinco consultórios, instalados na sede do Lions Club Pontal, zona sul da cidade. Após o atendimento as crianças retornam para as escolas de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário