Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de março de 2010

Litoral sul da Bahia posiciona o estado como maior produtor de graviola no mundo

A Bahia é o maior produtor mundial de graviola, com oito mil toneladas/ano. Os dados foram confirmados pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) após a realização de um georreferenciamento da produção de fruta na região litoral sul do estado. A graviola é a terceira cultura mais importante da região, ficando atrás do cacau e da banana.
Fiscais agropecuários visitaram propriedades nos municípios de Una, Valença, Gandu, Ilhéus, Wenceslau Guimarães e Tancredo Neves, totalizando mais de 700 hectares, cuja produção pertence a agricultores familiares. O cultivo da graviola vem se consolidando como uma alternativa na diversificação da fruticultura baiana, principalmente para os produtores da região cacaueira.
“Esse resultado demonstra que o pequeno produtor deve e pode atuar junto com a defesa sanitária em prol da melhoria de qualidade da agricultura baiana”, afirma o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, ressaltando a importância das ações de fiscalização periódicas nas propriedades, realização de palestras, seminários e reuniões com os órgãos parceiros, para o alcance desse patamar.
“Os produtores apostam cada vez mais na fruta, pois ela é utilizada em indústrias processadoras na produção de sucos e polpas e este mercado está em expansão”, acrescenta o diretor de defesa vegetal da Adab, Armando Sá, destacando que, além do trabalho de pesquisa, a agência põe em prática medidas de controle integrado para convivência das pragas das anonáceas, visando o manejo fitossanitário sustentável pelos pomares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário