Um encontro histórico entre o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e representantes do trade local, serviu para formalizar uma aliança e uma série de entendimentos com um dos setores mais representativos da economia local. Além de garantir a manutenção da secretaria municipal de Turismo na estrutura da reforma administrativa que pretende implementar nos próximos meses, o prefeito Newton Lima deixou a cargo do próprio trade a indicação do novo titular da pasta. Uma lista contendo quatro indicações foi entregue ao prefeito para que tenha opções na escolha. “Nós vamos ajudar”, assegurou o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Luiggi Massa. “Ninguém há de esperar milagre. Mas é possível fazer melhor com parceria, projetos e criatividade”, completou o presidente do Ilhéus Convention Bureau, o publicitário Marco Lessa.
Entre as primeiras ações da nova parceria está a retomada pela luta em defesa do aeroporto de Ilhéus, um dos principais vetores de crescimento do turismo local. “O comércio sobrevive com o turismo forte. Essa deve ser uma luta de toda a cidade”, afirmou o diretor do Clube dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus, empresário José Carlos Silveira. Para o hoteleiro Hans Schaeppi, o turismo no Brasil e no mundo vive um momento de extremo profissionalismo e Ilhéus, na medida do possível, deve se preparar para ter competitividade, tendo, além de mais uma gestão meramente administrativa, ações de promoção da cidade na própria região, no Brasil e até no exterior. “Superar as dificuldades geralmente registradas na baixa estação talvez seja, neste momento, uma grande meta a ser alcançada”, afirmou.
Durante o encontro, o prefeito Newton Lima fez questão de registrar a gratidão que tem à turismóloga Ana Matilde da Hora, secretária interina e funcionária do quadro, que mesmo em condições adversas demonstrou zelo, dedicação e competência na condução da pasta. Ana Matilde deixa o cargo nos próximos dias, após registrar, nesta alta temporada, um número recorde de visitantes. Ilhéus comemora o aumento considerável no número de visitas de transatlânticos à cidade. Até o término desta alta temporada, prevista para acontecer no final da primeira quinzena de abril, a cidade terá recebido um número recorde de 46 paradas e a visita de mais de 120 mil turistas que chegaram ao Porto Internacional de Malhado determinados a conhecer a história e as belezas naturais e arquitetônicas.
Avanço - O resultado desta temporada - garante a secretária municipal de Turismo -, Ana Matilde da Hora, incrementa a economia local, estimulando, principalmente, setores como comércio, artesanato, transporte e serviços. Levantamento realizado pela Setur revela que cada um destes cruzeiristas que visitam a cidade gasta, em média, cento e cinqüenta reais no comércio local. “Com mais esta parceria, a mais sólida que podemos construir neste momento, trabalharemos juntos para conquistarmos novos avanços em um mercado dinâmico, competitivo, que requer uma série de investimentos públicos. E essa é, hoje, sem dúvida, o nosso principal desafio”, afirmou Lima.
Participaram do encontro promovido pelo prefeito Newton Lima, o vice-prefeito Mário Alexandre; o secretário de governo, Alcides Kruschewsky; Marco Lessa (presidente do Ilhéus Convention Bureau); Luiggi Massa (presidente da Atil); Hans Schaeppi (Conselho Ilheense de Turismo), José Carlos Silveira (diretor da CDL), Afonso Maria Zenni (representante da Costa do Cacau), turismólogo Ariel Figueroa, além de influentes empresários da rede hoteleira, e de bares e restaurantes instalados na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário