Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de março de 2010

Abertas inscrições para a VI Olimpíada Brasileira de Matemática

Aos aplicados na ciência do raciocínio, o desafio está lançado: vem aí a 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições estão abertas até o próximo dia 26 de março e a prova da 1ª fase acontece no dia 8 de junho. Os estudantes baianos que, na edição passada, garantiram a quinta colocação na premiação nacional (abocanhando 16 medalhas de ouro, 25 de prata e 60 de bronze), deverão se preparar para a maratona e fazer mais bonito ainda este ano.
Todos os alunos matriculados em escolas públicas brasileiras (municipais, estaduais e federais) podem participar. A inscrição não é individual. Deverá ser feita pelas escolas, através do site www.obmep.org.br. Como ocorre aos atletas de qualquer competição, treinar é o segredo do sucesso. No site da OBMEP, são encontradas questões das provas dos anos anteriores com todas as soluções, bem como o Banco de Questões. Promovida pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, a OBMEP é muito mais que uma premiação. Trata-se de uma iniciativa que propicia o estímulo aos estudos de matemática, dentro de um ambiente estimulante, a escola. O projeto tem o objetivo de revelar talentos a partir do binômio ensino-aprendizagem.
A professora do Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia, Luzinalva Amorim, coordenadora do Programa de Olimpíadas de Matemática da UFBa, considera que essa é uma oportunidade de os alunos da escola pública provarem que eles são tão capazes quanto seus colegas de instituições particulares. "O que lhes falta são oportunidades. Por isso, acreditamos que este é um espaço para que, independente da etnia e poder aquisitivo, eles possam mostrar seus conhecimentos, melhorando, assim, o ensino da Matemática no Brasil e a carência de profissionais no mercado".
Na V Olimpíada, em 2009, o Colégio Militar foi quem mais levou medalha de ouro 14 no total. A Bahia foi premiada pelo Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães (Feira de Santana), Colégio Estadual Prof. Magalhães Neto (Jequié) e Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco (Vitória da Conquista), que receberam kit de material esportivo e livros/vídeos para a composição de uma biblioteca básica de Matemática e Ciências. Na ocasião da entrega dos prêmios aos vencedores, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, falou do seu interesse de ver mais escolas da rede pública participando da Olimpíada.
Calendário - Dia 22 de junho é a data-limite para o envio, pelas escolas, da lista e dos cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª fase, cuja prova está marcada para o dia 11 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília). Já no dia 26, do mesmo mês, serão divulgados os premiados. Mais informações pelo 0800616161 (Fala, Brasil) ou pelo endereço eletrônico contato@obmep.or.br. Fazendo jus ao slogan do evento - Somando Novos Talentos para o Brasil -, a Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas vem crescendo a cada ano, desde 2005, quando foi iniciada. No ano passado, mais de 19 milhões de alunos se inscreveram na competição e cerca de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados. A Bahia participou com 417 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário