|
Exclusivo. O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, já decidiu e vai anunciar nos próximos dias a decisão de nomear um oficial militar para a titularidade da nova - e poderosa - secretaria municipal de Transporte, Trânsito e Segurança, recentemente aprovada na reforma administrativa que tramitou pela Câmara de Vereadores.
O escolhido para a função é o Capitão PM Marcelo Barreto, ainda no cargo de sub-comandante da Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira (Caerc) e um dos mais respeitados e preparados militares do sul da Bahia no combate à violência urbana. O Jornal Bahia Online apurou que o pedido de liberação do militar já se encontra no gabinete do governador Jaques Wagner, que deverá atender a reivindicação do prefeito de Ilhéus.
Apesar da escolha pessoal do prefeito, a indicação do Capitão PM Marcelo Barreto tem o aval do Partido da Mobilização Nacional (PMN) que, em Ilhéus, têm nomes com a expressão do presidente estadual da sigla, Carlos Massarollo; do presidente da Câmara, Jailson Nascimento e do vereador Tarcísio Paixão.
Com a posse do militar, o prefeito espera intensificar parcerias de combate à violência com o Ministério da Justiça, qualificar e aparelhar a Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito, desenvolver projetos para qualificação do sistema viário de Ilhéus, além de avançar na implantação do Sistema de Zona Azul, na área central de Ilhéus.
Na área da segurança pública, também fazem parte da meta a ser atingida pelo secretário a implantação do Infovia - projeto estratégico do Governo Federal no qual pretende se estabelecer uma infra-estrutura de rede com alta capacidade e segurança - e programas de videomonitoramento urbano.
Policial com larga experiência no combate à criminalidade, o Capitão PM Marcelo Barreto já foi comandante da Primeira Companhia Centro, chefe da Unidade de Telemática e do Núcleo de Transportes e Serviços da PM, instrutor de Armamento da Academia de Policia Civil e membro da força-tarefa de combate de roubo a bancos. Barreto também trabalhou na Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, em Salvador, e tem especialização em Anti-sequestro e extorsão, realizado na Colômbia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário