Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Itabuna ganha unidade frigorífica em sociedade com a prefeitura e pecuaristas

A secretaria estadual da Agricultura assinou nesta terça-feira (20), com 15 municípios termo de compromisso para construir unidades frigoríficas de abate. Os abatedouros vão somar aos 30 existentes, ampliando o combate ao abate clandestino.

Além de Itabuna, as unidades serão implantadas nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Valença, Remanso, Morro do Chapéu, Itanhém, Barra, Santa Rita de Cássia, Medeiros Neto, Valente, Iguaí, Araci, Itaberaba, Jaguaquara e Paramirim.

Os abatedouros são modulares e terão capacidade para abater de 30 até 100 animais por dia. O projeto está sendo executado com parceria dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.

Os frigoríficos devem ser geridos por cooperativas, com a participação de pecuaristas, prefeituras e de marchantes, a exemplo do que já acontece com o abatedouro de Pintada.

A planta-padrão está à disposição gratuitamente das prefeituras e acessível também à iniciativa privada. O objetivo da medida e já referenciada pelo Ministério da Agricultura é criar micro pólos de abate, fortalecer as cadeias produtivas regionais, melhorar a qualidade da carne e gerar emprego e renda.

A implantação dos frigoríficos faz parte do programa de regionalização do abate. Os frigoríficos serão construídos com base numa planta-padrão desenvolvida pela Adab, respeitando as exigências da portaria 304 do Ministério da Agricultura, que regula o abate de bovinos, caprinos e ovinos, para impedir abate clandestino e impõe normas à construção dos equipamentos e a existência de câmaras de refrigeração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário