Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de julho de 2010

Bahia tem 320 mil famílias de agricultores inseridas em políticas públicas

Reunião com gerentes da EBDA

Crédito: Ascom

“Vamos mudar a realidade da agropecuária do estado. O trabalho que a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) faz é orgulho para a Bahia”, disse o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, ao abrir na manhã desta segunda-feira (19), a reunião de diretores e gerentes regionais da empresa. O encontro, que tem na pauta o planejamento de ações do projeto pacto federativo e o desenvolvimento da agricultura familiar.

Eduardo Salles afirmou que “a EBDA é a perna da secretaria e o seu maior patrimônio é seu corpo técnico, formado por profissionais comprometidos com a agropecuária do estado. O trabalho que desenvolve é da maior importância e está transformando vidas no campo. Todos os índices foram multiplicados por quatro desde o início deste governo, com a participação da EBDA”.

De acordo com o secretário, em 2006 apenas 80 mil agricultores familiares tinham o documento de aptidão ao Pronaf, que é a carteira de identidade do agricultor e a chave que abre as portas de acesso aos financiamentos e às políticas públicas dos governos do estado e federal. “Hoje já são 320 mil agricultores com o documento. Nossa meta é chegar ao fim do ano com 400 mil. Em quatro anos estamos inserindo 320 mil famílias em todas as políticas públicas”. A Bahia tem 665 mil agricultores familiares, o maior contingente deste setor do Brasil e a meta da é a universalização das Daps.

Outro número destacado pelo secretário diz respeito ao programa garantia safra, que apóia o agricultor que tiver perda de safra por causa da falta ou excesso de chuva. “Em 2006 apenas 6 mil agricultores acessaram esta política pública. Em 2010, até hoje, já são 63 mil, e para esta safra estamos prevendo 100 mil agricultores protegidos por esta garantia”, contabiliza Salles.

Também com relação à assistência técnica os números são significativos. Até 2006 eram atendidos apenas 80 mil agricultores, número que hoje chega a 320 mil, e que até o final do ano será 400 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário