Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Valec republica edital da Ferrovia Leste/Oeste

no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (16), depois de ele ser suspenso por liminar concedida a um mandado de segurança. ferrovia
      Outra boa notícia, no DOU do dia anterior, foi o edital para contratação de empresa para a realização do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para a construção do Aeroporto de Ilhéus.
      “A nossa Fiol está de volta aos trilhos. Com a republicação do edital, temos a prova de que a ferrovia é uma realidade” afirmou a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon.
      O edital da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias SA diz respeito ao trecho entre Ilhéus e Barreiras e as propostas devem ser entregues até 18 de agosto, às dez horas, no auditório do terceiro andar do Edifício Núcleo de Transportes, em Brasília.
      O novo edital pode ser impresso gratuitamente pelo site www.valec.com.br e mais informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 2029-6481 ou 2029-6482.
      Ajustes
      Chiavon explica que a suspensão do edital, que durou menos de uma semana, foi apenas para ajustes. Segundo a secretária, o processo licitatório estará concluído em setembro e já há estudos arqueológicos, ambientais e projetos executivos em andamento.
      “O que fazemos é um trabalho de colaboração mútua. A suspensão foi uma decisão unilateral da Valec e o que coube à Casa Civil do da Bahia foi cobrar rapidez nos ajustes que eles alegavam ser necessários para não haver atraso nos cronogramas, e assim foi feito”.
      O equipamento faz parte de um o hub logístico, o Complexo Intermodal do Porto Sul, projetado pelo Governo do Estado e que inclui também o Porto Sul, o novo Aeroporto de Ilhéus, rodovias e hidrovias.
      O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, vê com bastante satisfação a publicação do novo edital da Valec, que para ele representa o compromisso dos governos federal e estadual com o desenvolvimento de Ilhéus.
      “O Complexo Intermodal do Porto Sul é uma realidade e os parceiros envolvidos neste projeto estão prontos para superar todos os obstáculos que por acaso surjam no percurso”.
      Segundo Lima, toda a comunidade ilheense tem apoiado o Complexo Intermodal por entender que representa uma nova fase de desenvolvimento para a região. “Estamos lidando com pessoas e instituições sérias, atentas à legislação e aos aspectos técnicos”.
      Realidade
      Para a Associação Comercial de Ilhéus, que se manifestou por seu presidente, Orlando Oliveira, “a republicação traz tranquilidade, porque acaba com as especulações e garante a realização dessa obra tão importante”.
      O operador portuário Libério Menezes avalia que a garantia da construção da ferrovia é muito importante para Ilhéus. “A Ferrovia, o Porto Sul e a Zona de Processamento para Exportações (ZPE) vão dar um novo impulso ao desenvolvimento da cidade e da região”.
      Eva Chiavon destacou a redução do custo do transporte de cargas, a exportação de grãos, minério, etanol e outros produtos; a geração de empregos na construção e operação dos empreendimentos e a estrutura de serviços, como restaurantes e lojas.
      “As nossas estratégias de qualificação profissional e cuidados ambientais, como a recuperação da Lagoa Encantada, na região sul, e outras atividades, também beneficiam toda a população”, completou.
      Chiavon disse que são três importantes obras, a Fiol, o novo aeroporto de Ilhéus, que teve publicado pela Infraero o edital para a contratação de estudos para analisar os impactos ambientais, e o Porto Sul, que está com seus estudos e projetos em bom andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário