instalado na Avenida Soares Lopes, que mostra os projetos que vão mudar o perfil econômico do sul da Bahia e fica aberto até 8 de agosto.
Além dos projetos da Bamin, estão expostos a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a Ferrovia da Integração Leste/Oeste, o novo aeroporto internacional (na zona norte) e o Porto Sul.
A exposição, organizada pela Prefeitura de Ilhéus em parceira com o Governo da Bahia, tem a participação de outras empresas e instituições, como a Ceplac, a Cooperativa da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba) e a Bahiapesca.
No stand da Bamin, o visitante pode conhecer o Projeto Transformar, realizado em parceria com o Instituto Aliança, mostrando o trabalho dos artesãos da Ponta da Tulha, os produtores de carnes defumadas de Aritaguá, as doceiras da Vila Olímpio.
Ainda o grupo do Retiro, que encontrou uma nova fonte de renda com a produção de frutas desidratadas e pimenta em conserva. A Bahia Mineração também aproveita o espaço para destacar a importância da preservação ambiental.
Durante o funcionamento do stand, técnicos da empresa com especialização na área fazem palestras. A primeira aconteceu na quinta (15), com o químico industrial Marcelo Buffon, analista ambiental da Bamin, esclarecendo sobre Gestão Ambiental para estudantes.
Nas terças, a partir das 16h30, a palestra é da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa). Nas quartas e sextas tem exibição de filmes sobre meio ambiente.
Nas quintas acontecem palestras sobre preservação ambiental, gestão integrada de resíduos e inclusão social, oportunidades e perspectivas para a Lagoa Encantada e Empreendedorismo Social.
Pedra de Ferro
Professores e funcionários das dez unidades das Escolas Nucleadas de Aritaguá 2, em Ilhéus, assistiram na quarta (14) a apresentação do projeto Pedra de Ferro, que envolve a extração de minério de ferro da Bamin em Caetité e a exportação pelo futuro Porto Sul.
No encontro, realizado na comunidade de Ponta da Tulha, os participantes puderam esclarecer dúvidas e conhecer detalhes sobre o empreendimento, as ações de geração de emprego e renda do Projeto Transformar.
A apresentação foi solicitada pela professora Juliana Moura, diretora das Escolas Nucleadas, que considera fundamental que a comunidade esteja em sintonia com esse novo momento econômico e social que se inicia na região.
“Queremos inclusive convidar representantes de outros projetos, como a ZPE, a ferrovia e o Complexo Intermodal, para que eles também nos expliquem como funcionará cada um e que mudança eles irão provocar”.
As professoras assistiram ao vídeo da Bahia Mineração e a outro que destaca as ações do Transformar. Foram também orientadas a obter mais detalhes sobre o projeto do Terminal Privativo de Embarque, acessando o site da empresa (www.bamin.com.br).
“Eu elogio essa forma como a Bamin se relaciona com a comunidade, de maneira transparente e sempre disponível”, diz a professora Miriam Santos da Silva Oliveira, que coordena o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Ponta da Tulha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário