Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Teotônio Vilela é prestigiado com Caravana Cultural


Caravana da alegria

Crédito: Ascom

Moradores do bairro Teotônio Vilela serão os primeiros a receber a visita da Caravana Cultural nos próximos dias 13 (das 18 às 21 h) e 14 (das 8 às 21 h). Trazendo a proposta de descentralizar o acesso à cultura, o projeto vai percorrer 35 localidades da sede e do interior do município, nesta primeira etapa. Durante as visitas, o ônibus da Caravana levará diversas manifestações artísticas, entre elas teatro, dança e música, além de muita informação e um grande debate com a comunidade. O encontro será dividido em dois momentos. A programação do primeiro dia contará com exposição, diálogo sobre o Plano Municipal de Cultura e apresentações culturais com grupos de artistas convidados.
 Já no segundo dia de visita ao bairro acontecem oficinas de formação artística e de elaboração de projetos, palestra sobre educação patrimonial, apresentação cultural com artistas locais e convidados. A iniciativa está norteada em quatro eixos temáticos: “Mapeando Culturas”, que é o registro do patrimônio cultural material e imaterial, incluindo equipamentos, artistas, associações e entidades diversas; e “Revelando o Local”, que consiste na montagem da exposição “Ilhéus: História, Memória e Identidade”, além de apresentações teatrais, musicais e literárias e da exibição de filmes e documentários.
 A Caravana Cultural também trabalhará com “Formação e Intercâmbio Cultural”, esforço voltado para a capacitação de profissionais do Campo Cultural, viabilizada através de pacotes de cursos de Gestão, Produção e Elaboração de Projetos Culturais, Educação Patrimonial e Oficinas de Teatro, Dança, Música e Artesanato, Desenho e Pintura em Tela, entre outros. O quarto e último eixo vai buscar a formatação de uma grande “Gestão Pública Compartilhada” com vistas a colher da comunidade e dos agentes culturais do município propostas estratégicas capazes de contribuir para a construção do Plano Municipal de Cultura de Ilhéus.
 Neste primeiro semestre, o Projeto Caravana Cultural visitará as seguintes localidades, ficando dois dias em cada uma delas: abril, Teotônio Vilela (13 e 14), Nelson Costa (19 e 20) e Sambaituba (27 e 28); maio, Nossa Senhora da Vitória (4 e 5), Banco da Vitória (11 e 12), Salobrinho (18 e 19) e Castelo Novo (25 e 26); junho, Iguape (1 e 2), Barra de Itaípe (8 e 9) e Banco do Pedro (15 e 16). O projeto ‘Caravana Cultural’, lançado pelo prefeito Newton Lima e pelo presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, conta com o apoio da secretaria municipal de Educação, TV Santa Cruz, FM Sul, Rotary Club Jorge Amado e Tito Tabosa Pneus.
 
Confira também a agenda do Teatro Municipal de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário