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domingo, 25 de abril de 2010

Servidores do Estado vão integrar Rede de Consultores Internos

A administração estadual vai ganhar a Rede de Consultores Internos do Estado da Bahia, a ser integrada por servidores estaduais que atuarão junto a secretarias e órgãos com base em critérios de excelência, tendo como objetivo a melhoria do atendimento às demandas da sociedade. A rede está sendo desenvolvida pela Secretaria da Administração, por meio da Superintendência de Gestão Pública.

Para os servidores, será a oportunidade de aprimorar conhecimentos e experiências ao longo de sucessivas capacitações, até atingir o grau máximo, de Consultor em Gestão Pública. Com a formação da Rede e o seu amadurecimento, além disso, o Estado poderá, a longo prazo, economizar na contratação de consultorias externas, optando pelos recursos internos.

Serão envolvidos, inicialmente, 100 servidores de carreira de diferentes unidades organizacionais do Estado, em várias categorias de nível superior. A Saeb está definindo os perfis dos servidores a serem envolvidos, para dar início ao processo de seleção pública.

“O que unirá estes servidores será o conjunto de valores e objetivos que eles estabelecerão como de características comuns, interconectando ações e projetos”, explica Júlio Lima, coordenador de Inovação em Gestão na equipe do Plano Diretor de Gestão do Estado (PDG), programa responsável pela instrutoria e monitoria da Rede.

Atuar na Rede de Consultores Internos significará, na prática, realizar ações para a melhoria das organizações públicas, ajudando a alcançar mais rapidamente o objetivo de satisfazer o cidadão. Com a Rede, o intuito é fortalecer a disseminação de tecnologias de gestão em todo estado, diz Lima. As linhas gerais do PDG, e portanto, da Rede, estão alicerçadas no modelo de excelência em gestão pública do governo federal.

A etapa de capacitação será realizada em três módulos, Formação Geral, Formação Pedagógica e Formação Específica. Na formação geral, o objetivo é nivelar a base conceitual quanto ao exercício de funções de consultoria. A formação pedagógica vai formar instrutores internos, por meio de aspectos pedagógicos em consultoria. Já a formação específica vai disponibilizar conhecimentos e técnicas afins, para disseminação de uma determinada tecnologia de gestão que será posteriormente introduzida pelo PDG nas organizações públicas estaduais por intermédio da Rede de Consultores.

Nas três etapas serão promovidos seminários sobre os conhecimentos do PDG, com disseminação das várias ferramentas da sua sistemática, a exemplo de Gestão nas Organizações, Autoavaliação, Plano de Melhoria de Gestão, Formação de Consultores, Monitoramento, Avaliação e Pesquisa de Satisfação, até atingir a formação de especialista em Consultoria de Gestão.

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