Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de abril de 2010

PF e a CIPE CACAUEIRA destrói 10 mil pés de maconha na região

em fazendas de Maraú, Itacaré, Camamu, Ilhéus, Uruçuca, Canavieiras e Ipiaú. Desde segunda, 12, uma equipe comandada pelo delegado Fábio Marques realiza uma mega-operação para localizar e destruir plantações de maconha na região. operacao pf
      Os federais usaram helicópteros, um caminhão tanque e outros veículos na Operação Liamba II. Eles cumprem mandados de busca e apreensão em fazendas abandonadas depois que os pés de cacau foram destruídos pela praga da vassoura-de-bruxa.
      Segundo a Polícia Federal, as propriedades viraram áreas preferidas dos traficantes para plantar drogas que abastecem o comércio do sul da Bahia. Em quatro dias de operação, foram queimados cerca de 10 mil pés de maconha (quase três toneladas) em sete municípios.
      Até sexta-feira, 16, a polícia não havia identificado os donos das plantações de maconha, queimadas na medida em que foram encontradas. Para o delegado Fábio Marques, os traficantes poderiam faturar até R$ 1,5 milhão com a maconha destruída.
      A Operação Liamba II conta com a participação de mais de 50 policias, entre federais, agentes das Ações Especiais da Região Cacaueira (Caerc) e Corpo de Bombeiros.
      O delegado informou que as ações de combate ao tráfico vão prosseguir em toda a região e a população pode contribuir fazendo denúncias anônimas pelo telefone (73) 3234-2300. “Todas as informações serão devidamente investigadas”.
      A primeira fase foi encerrada na manhã de quinta-feira, 15, quando uma base móvel foi montada na Avenida Soares Lopes. A Operação Liamba I foi realizada em fevereiro nas cidades de Salgueiro e Juazeiro, além do estado de Pernambuco.
      Mais tráfico
      Já na BR-101, entre Itabuna e Buerarema, na quinta-feira um funcionário federal, com quase 30 anos de serviço, nenhuma passagem pela polícia, foi flagrado com maconha. Os policiais abordaram Belaides Francisco de Assis, 49 anos, após uma denúncia anônima.
      Ele alegou ser apenas usuário e contou que comprou a droga na Rua da Bananeira, em Itabuna, nas mãos de Antônio Alves de Souza, de 63 anos. Os policiais fizeram buscas no bar de Antônio e encontraram 68 pedras de crack.
      O homem foi preso em flagrante e levado para o Conjunto Penal de Itabuna. Ele já tinha passagem pela polícia. Belaides Francisco foi considerado usuário e liberado.
      Já na manhã de quarta-feira, foi preso no centro de Buerarema, o investigador da Polícia Civil Heider Moreira da Cruz, de 39 anos. Ele vinha sendo investigado há cerca de um ano e foi detido por determinação do juiz da Comarca de Barro Preto, Eros Cavalcanti.
      Heider foi flagrado em escutas telefônicas negociando com traficantes. O policial mora em Buerarema e trabalhava em Barro Preto, lotado na 6ª Coordenadoria da Polícia Civil em Itabuna. Antes a polícia já havia prendido 14 pessoas de Itabuna, Marau e Barro Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário