
A última inspeção da Aneel na concessionária baiana foi realizada em outubro do ano passado, quando a agência fez uma série de observações, cobrando adequação às normas pré-estabelecidas. Esta semana, foram estabelecidas medidas emergênciais para evitar maiores prejuízos. A Coelba se comprometeu em reforçar as equipes e rever as medições sem qualquer custo adicional. Os consumidores que sofreram com as alterações nas cobranças de energia e registraram queixa na companhia, não precisarão pagar a conta durante o prazo de 30 dias, período que a concessionária tem para analisar e responder cada caso. Ficou garantido ainda que não haverá corte do serviço, juros ou multa. A partir da resposta da Coelba, o consumidor terá até cinco dias para pagar o valor corrigido, que poderá ser parcelado em até três vezes sem juros.
O promotor de justiça do consumidor, Aurisvaldo Sampaio, disse que se for constatado o erro, o valor pago a mais será restituído na próxima conta ou pago em dinheiro, se o consumidor preferir. O MP depende do parecer técnico da Aneel para uma decisão definitiva sobre o caso. O diretor geral da Aneel disse ainda que desconhece o ofício enviado pelo MP à agência reguladora, na última terça-feira, solicitando uma avaliação técnica e a produção de um relatório.
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