Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de abril de 2010

CBF DECIDE ENTREGAR "TAÇA DAS BOLINHAS" AO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE



A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu nesta quarta-feira, em Assembleia Geral, que a Taça das Bolinhas, troféu que premiará o primeiro clube pentacampeão brasileiro, será entregue ao São Paulo.
Com a decisão, a entidade reconheceu o Sport como o campeão do Brasileiro de 1987. Assim, o Flamengo sai da disputa pelo troféu, que será restaurado e entregue a Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF). A data da entrega da taça ainda não tem data nem local definidos.
Contatado pelo Terra, o diretor de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, disse naquele momento desconhecer a decisão da CBF. "Havia uma manifestação anterior do Ricardo Teixeira ao presidente Juvenal Juvêncio de que a taça ficaria com o São Paulo. Isso há meses atrás. Se isso vier a se confirmar, não será uma surpresa", disse.
A polêmica tem base no Campeonato Brasileiro de 1987. Por problemas estruturais, a CBF abriu mão do torneio e a competição foi comandada pelo Clube dos Treze, criado naquele ano por Internacional, Grêmio, Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro e Bahia. Por sua vez, Coritiba, Santa Cruz e Goiás foram convidados para fazer parte do Módulo Verde.
No Módulo Amarelo ficaram alguns clubes tradicionais como Portuguesa, Sport, América-RJ e Guarani. A CBF estabeleceu que os dois primeiros de cada módulo se enfrentariam em um quadrangular para definir o campeão brasileiro.
No entanto, Flamengo e Internacional, campeão e vice do Verde, recusaram-se a participar e o Sport, que bateu o Guarani, foi declarado campeão brasileiro. Os pernambicanos e os paulistas foram os representantes do País na Libertadores de 1988. No entanto, sempre ficou no ar a dúvida de quem seriam o real campeão daquele ano.
Contando com o título de 1987, o Flamengo teria chegado a cinco nacionais em 1992, mas, pela polêmica, a taça especial não foi entregue. Em 2007, o São Paulo conquistou seu quinto título e a questão voltou à tona e ganhou mais força. Desde lá, os times brigam pelo prêmio.
No ano passado, o Flamengo foi campeão brasileiro e se declarou hexa. O Sport, revoltado, informou que iria processar todos que publicassem ou dissessem que o rubro-negro carioca era seis vezes campeão nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário