A partir da próxima semana terão início em Ilhéus os serviços para a construção da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A garantia foi dada na manhã desta quinta-feira, dia 29, pelo presidente da empresa ZPE Bahia Ltda, Otávio Pimentel.
O empresário recebeu do prefeito Newton Lima o certificado de licenciamento ambiental aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema). Falta apenas o alvará de construção, que deverá ser entregue até a segunda-feira, dia 03.
Newton Lima acredita que o município esteja vivendo um “momento histórico”, uma vez que, “depois de 21 anos de luta e perseverança, finalmente agora a ZPE se torna uma realidade”. Segundo ele, o Condema e a Secretaria de Meio Ambiente entenderam a importância do empreendimento.
Segundo Pimentel, as obras serão iniciadas assim que for emitido o alvará, conforme detemina o certificado do Condema. Também haverá a identificação de árvores nativas, que serão preservadas.
Em sua primeira fase, a ZPE funcionará como incubadora de empresas não-poluentes e de menor porte, voltadas quase que essencialmente para o beneficiamento de frutas. Empresas de outros ramos, como de mármores e granitos, também se mostram interessadas em se instalar na ZPE ilheense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário