Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Sistema emite NFs com número igual

O caos das Notas Fiscais continua em Itabuna, depois que a prefeitura trocou um serviço já comprovado por um sistema feito "em casa", que vem gerando graves prejuízos aos empresários e ao próprio município.

Depois de cinco dias sem conseguir emitir uma Nota Fiscal, os empresários se depararam com outro problema: as notas do novo sistema não continuam a numeração da última emitida pelo sistema anterior, o Emaiss.

Elas começam de 0001, sem abrir nova série, fazendo com que milhares de NF tenham o mesmo número, para clientes diferentes, emitidas em meses e anos diversos. Uma bagunça contábil que pode ter consequências legais.

Além disso, quem conseguiu emitir notas nesta quinta-feira reclama das "maluquices" do sistema criado pela prefeitura. "Eu coloco o endereço correto e o sistema muda ele para outra cidade e estado, sozinho".

Com isso, é preciso cancelar a NF e emitir outra até que o endereço esteja correto. O novo sistema também peca ao não permitir o envio por email do link da NF para impressão. É preciso imprimir e enviar pelo Correio.

Outro problema grave é que ninguém consegue emitir uma Certidão Negativa de Débito, já que os dados anteriores ainda não estão disponíveis no novo sistema.

Nesta quinta, a Siapiss enviou o banco de dados com as informações fiscais dos contribuintes, que estavam no Emaiss, para o secretário de Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde, no email mauricio@okbahia.com

Empresários de vários setores, muito irritados, querem que a prefeitura volte a usar o Emaiss até que seu sistema esteja seguro e completo. "Se é que estará um dia," diz um deles. O problema é que a prefeitura não paga o Emaiss há um ano.

A prefeitura alega que o sistema foi corrigido e está "estabilizado e em pleno funcionamento", mas na tarde desta quinta-feira várias empresas reclamaram de não conseguir acesso a ele.

O secretário Athayde diz que "os quatro servidores disponibilizados para o serviço comportam até 16 mil usuários logados, capacidade mais do que suficiente para assegurar a segurança do sistema".

Ele confunde disponibilidade de máquinas com segurança, duas coisas distintas. A segurança depende de inúmeras variáveis, todas obscuras no caso da prefeitura, desde quem administra o sistema até o tipo de firewall e bloqueios de hackers.

A prefeitura continua alegando, em nota oficial, que o novo sistema permite "economizar até R$ 150 mil por mês". Na edição deste sábado o jornal A Região mostrará, com documentos, que este valor é irreal e não há economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário