Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Após 21 anos de espera ZPE recebe a licença ambiental


Prefeito entrega a licença ambiental

Crédito: Ascom

Inicia em Ilhéus partir a próxima semana o serviço para a construção da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A garantia foi dada na manhã desta quinta-feira (29), pelo presidente da empresa ZPE Bahia Ltda, Otávio Pimentel, ao receber do prefeito Newton Lima o certificado de licenciamento ambiental aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), faltando agora apenas o alvará de construção que deve ser entregue até a segunda-feira.
Ao entregar a licença ambiental, o prefeito parabenizou os presentes por considerar que presenciavam um momento histórico para o município que depois de 21 anos de luta e perseverança finalmente agora assiste a ZPE se tornar uma realidade. Segundo ele, foi fundamental o apoio do Comdema, Secretaria de Meio Ambiente e de demais órgãos que entenderam a importância do empreendimento, que solidifica a economia de inúmeros países europeus e asiáticos.
O presidente da empresa ZPE Bahia Ltda adiantou que como determina o certificado do Comdema as obras serão iniciadas de imediato. “Já a partir da próxima semana começaremos o processo de limpeza o terreno, a identificação e marcação das árvores nativas para que sejam preservadas. E em seguida, vamos partir para as obras de drenagem, entre outros serviços”.
Disse ainda que nesta primeira fase de implantação a ZPE funcionará como incubadora de empresas não poluentes e de menor porte voltadas quase que essencialmente para o setor frutífero, abrangendo o cacau, frutas cristalizadas e de produção de polpas. Assegurou que já tem garantida a sua participação na ZPE é a cooperativa Cabruca, que irá produzir chocolate orgânico, que faz muito sucesso no exterior.
Otávio Pimentel afirmou que empresas de outros ramos, como de mármores e granitos também se mostram interessadas em se instalar na ZPE ilheense. “E de uma coisa todos tenham certeza: vamos transformar esse empreendimento em um grande sucesso, pois durante esses 21 anos de espera não só o projeto amadureceu como também amadurecemos as nossas idéias e a vontade de acertar”.
A ZPE Bahia Ltda é formada por empresa genuinamente baiana, a Plena, e por outra norte-americana, a GPZ, sendo a responsável não só pela construção como também pelo gerenciamento do empreendimento. As empresas que ali se instalar devem exportar 80% de sua produção, podendo, se quiser, comercializar no mercado interno, até o máximo de 20%.
 Participaram da solenidade de entrega da licença, os secretários Alfredo Landim (Desenvolvimento Econômico), Jorge Bahia (Fazenda), José Alencar (Meio Ambiente), o chefe de gabinete e presidente do Comdema, José Nazal, além de representantes da secretaria estadual de Planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário