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quinta-feira, 8 de abril de 2010

Parte de Ilhéus ficou sem energia durante 14 horas

Parte siginificativa da região oeste - uma das mais populosas - de Ilhéus ficou sem energia elétrica por cerca de 14 horas. Minutos após as chuvas torrenciais que cairam ontem sobre a cidade, o sistema de energia entrou em colapso e em alguns bairros não tiveram a energia restabelecida. Informações chegadas à redação do Jornal Bahia Online dão conta de que a Coelba não se preparou para o pior e devido à quantidade excessiva de problemas sua pequena equipe externa não pôde dar conta da demanda. Somente hoje pela manhã, técnicos da empresa prestadora de serviço se encontravam na ladeira do Condomínio Moradas Bosque de Ilhéus, trabalhando na restituição do sistema. O retorno da energia ocorreu por volta das 8h30min desta quinta-feira.
Indicadores da Aneel mostram oficialmente o que todos os ilheenses já haviam percebido. O município é o campeão baiano em apagões de energia. Somente em 2009, as interrupções no fornecimento somaram 34 horas, superando em 14 horas o que é considerado aceitável pela agência reguladora.
Comerciantes e moradores reclamam dos prejuízos causados pelos blecautes e a Coelba – pra variar – arranja desculpas esfarrapadas, como a de que a dificuldade de manutenção da rede é provocada pela grande extensão do território baiano.
O fato é que, na Bahia, o serviço tem piorado absurdamente nos últimos anos. Em 2004, apenas dois municípios tinham ficado mais horas sem energia do que o considerado normal pela Aneel. No ano passado, o número de municípios chegou a 59.
E Ilhéus é a primeira na fila da escuridão.
Informações do site Bahia, publicadas hoje pela manhã, dão conta de que "a chuva que vai caindo com cada vez mais força em toda a Bahia causa queda de energia em diversos pontos do estado, segundo a Coelba. A operadora estadual do serviço alega que as intempéries e descargas elétricas estão prejudicando o fornecimento de energia, mas que equipes atuam por todo o território para minorar os efeitos das chuvas no abastecimento. Por enquanto, a Região Metropolitana, Recôncavo e Extremo Sul são os locais mais afetados. A empresa afirma que estão sendo atendidos com prioridades chamados provenientes de unidades de saúde, escolas e onde há o maior número de pessoas afetadas pelas quedas de energia. Quem tiver ocorrências de falta de energia a relatar deve ligar para 0800 071 0800 e escolher a opção 2 do menu, para que o atendimento seja feito mais rapidamente."

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