Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Deputada baiana chama reportagem de Veja sobre UFRB de "estupidez"

Na última quarta-feira (7), a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) apresentou voto de repúdio à reportagem publicada na revista Veja sobre a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Na matéria, intitulada "Pecados Pouco Originais", o semanário faz um balanço sobre as instituições de ensino superior criadas no governo Lula e questiona a viabilidade da UFRB.
Agência Câmara 
Lídice da Mata (PSB-BA)
Durante audiência pública na Câmara, a deputada baiana classificou de "estupidez" a reportagem da Veja. A parlamentar rechaça a tese de que a instituição seria um "elefante branco no meio do sertão" e diz que a matéria demonstra pouco conhecimento sobre o local.  
"O Recôncavo Baiano não é sertão, é uma das primeiras áreas de urbanização existente na América Latina, sem nenhuma relação geográfica ou climática com o sertão de nosso estado. Foi a região mais rica e mais desenvolvida da Bahia no período colonial, que já tem cinco faculdades em funcionamento", declarou.
Na ocasião, a deputada ainda se mostrou solidária ao reitor da Universidade, Paulo Gabriel Soledad Nacif, pela implantação de um sistema multi-campi na instituição. O próprio reitor também se manifestou contra a reportagem de Veja. Em nota, ele acusou a revista de preconceito, manipulação e de não utilizar respostas concedidas em entrevista.
De acordo com a matéria de Veja, a UFRB seria inviável, devido a baixa capacidade populacional da cidade em que se situa (Cruz das Almas). Para o reitor, a construção da universidade se justifica porque "a Bahia tem a segunda pior proporção nacional de matrículas em universidades federais para cada mil habitantes e, por isso, precisa ter o número de universidades públicas ampliado em seu território, inclusive por respeito ao princípio federativo".
O reitor ainda acrescenta que a instituição é multi-campi, com centros de ensino em quatro cidades da região: Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas e Santo Antonio de Jesus, além do anexo do CAHL em São Félix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário