Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Criança internada em Ilhéus com suspeita da gripe suína

Uma criança de um ano e oito meses está internada na UTI do Hospital Geral Luiz Vianna Filho, em Ilhéus, com suspeita de ter contraído a gripe suína. O estado de saúde da criança - que está entubada - é grave, segundo apurou o Jornal Bahia Online. Autoridades da área de saúde em Ilhéus estão mobilizadas no atendimento à vítima cuja identidade não foi liberada. O assunto vinha sendo mantido em sigilo, segundo fontes, em respeito à família e para que a divulgação não criasse um clima tenso entre a população. "Mas asseguro que está tudo sob controle", informa a fonte.
Em Ilhéus, a terceira etapa da vacinação prossegue até o dia 23, tendo como público-alvo pessoas com idade entre 20 e 29 anos. Em Ilhéus, esse grupo já pode se dirigir à uma das 27 salas de imunização espalhadas pelo município para se vacinar. Basta apenas levar um documento de identificação com foto. Grávidas, pessoas com doenças crônicas e crianças com mais de seis meses e menos de dois anos que ainda não se imunizaram podem comparecer aos locais indicados até o dia 21 de maio.
No caso das gestantes, a coordenadora do Departamento de Imunização da Vigilância Epidemiológica de Ilhéus, Cássia Virgínia, informou que apenas 21% desse grupo de risco já foi imunizado, totalizando apenas 852 pessoas, “quando a meta de vacinação de grávidas estipulada pelo Ministério da Saúde para a Ilhéus é de 4.057 gestantes. Porém o alerta serve para os demais grupos, fazendo necessário que todos compareçam aos postos de saúde, dentro dos prazos da campanha para se imunizar contra a gripe A”. No caso do grupo de pessoas com idade entre 20 e 29 anos, a meta do MS para Ilhéus é vacinar 43. 594 jovens.  
 No último dia 24, a Secretaria de Saúde de Ilhéus recebeu 200 doses de vacinas voltadas para os agentes de endemias. A categoria foi inclusa na vacinação após nota divulgada pelo MS no último mês. A imunização desse grupo começou ainda no dia 24 e será encerrada nesta terça-feira (06), quando quatro equipes volantes estão de prontidão das 08h às 10h, em quatro pontos estratégicos. Para os agentes que atuam no centro, a imunização poderá ser feita no posto localizado na Avenida Canavieiras (antigo CAE 3). A equipe que atua na zona sul deve comparecer, no mesmo horário, na unidade de saúde do bairro Hernani Sá.
 Os agentes de endemias que atuam nas zonas norte e oeste receberão a dose da vacina na sede do antigo SindTáxi, no bairro do Malhado, e na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), respectivamente e em mesmo horário. Após concluir a imunização deste grupo, a zona rural volta receber atenção especial da equipe de imunização. Ainda na terça-feira, outra equipe de vacinadores visita a comunidade de Vila Olímpio. Já na quarta-feira (07) é a vez das localidades de Tibina, Retiro e Cascalheira receber a equipe de vacinação contra a Gripe A.        
Seguindo calendário de imunização do MS, outro grupo, também apontado como grupo de maior risco pelo MS é a população com a faixa etária entre 30 e 39 anos, será vacinado entre os dias 10 a 21 de maio. A meta do MS para o município é de vacinar, até o fim da campanha, 102.131 mil ilheenses. Maiores informações sobre a sala de vacinação mais próxima, entre outras, podem ser obtidas por meio dos telefones (73) 3231 – 6990 ou 3234 – 5441.

Nenhum comentário:

Postar um comentário