Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Encontro debate desigualdade e a adesão de Itabuna ao Pronasci


Prefeito debate violência com autoridades



A “Discussão Sobre o Conceito de Segurança Pública do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci)” e o “Modelo de Gestão e Normatização do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Itabuna (GGI –M) foram debatidos na manhã desta terça-feira (06), durante uma reunião técnica da comissão do programa. Os temas foram debatidos na AABB de  Itabuna, pelas representantes do Ministério da Justiça, Eunice Rossi (assessora de Assuntos Federativos e pela articuladora de ações do programa), Liane Sodré Borges.
O prefeito Capitão Azevedo, que participou do encontro, ressaltou a importância do debate, ao afirmar que discussões como essas visam ampliar as ações da segurança pública, na tentativa de  diminuir a desigualdade social e a violência que tem atingido principalmente os jovens. “A parceria com o Ministério da Justiça vem se somar ao esforço que o poder público vem fazendo em defesa das famílias mais carentes. Nossa meta é cuidar principalmente da população que vive em situação de vulnerabilidade”.
A assessora de Assuntos Federativos, Eunice Rossi, disse que a reunião é importante para todo o Brasil, porque coloca a discussão da segurança pública não só no âmbito da União, “porque ela começa a se aprofundar como discussão alternativa em nível de Estado e Município”.  
Ela explicou que o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania tem como finalidade a prevenção, controle e repressão da criminalidade, atuando em suas raízes socioculturais, articulando ações de segurança pública e políticas sociais. “As decisões são tomadas pelo GGI, baseadas em consenso, sem hierarquia, respeitadas as autonomias institucionais dos órgãos que o constituem”.
Já GGI é uma instância colegiada de deliberação e coordenação do Pronasci  instituído pela Lei Federal n° 11.530, de 24 de outubro de 2007 e cujo programa foi instituído em Itabuna, em consonância com o Termo de Convênio de Cooperação Federativa celebrado no último mês de janeiro entre a União, o Ministério da Justiça e o município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário