Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Caravana Cultural vai percorrer bairros e distritos de Ilhéus

A Fundação Cultural de Ilhéus lançará na próxima terça-feira (06), às 18h30min, no Teatro Municipal de Ilhéus, o Projeto Caravana Cultural. Com o objetivo de construir o Plano Municipal de Cultura contando com a participação dos cidadãos, a Caravana Cultural irá percorrer 35 localidades do município de Ilhéus, entre bairros, distritos e povoados levando teatro, música, dança, formação e debate em contato direto com a população.
Para Maurício Corso, presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, este projeto “é uma proposta de articulação, gestão, comunicação, formação e de promoção conjunta de políticas públicas de cultura mediante pacto entre a Fundação Cultural de Ilhéus, agentes da iniciativa privada e os agentes culturais do município de Ilhéus. É preciso fazer com que a cultura interaja com a dinâmica da cidade e dos cidadãos, democratizando o acesso e descentralizando as ações culturais, num movimento de mão-dupla: centro-periferia/periferia-centro”.
O Projeto está norteado em quatro eixos: “Mapeando Culturas” que é o registro do patrimônio cultural material e imaterial, equipamentos culturais, artistas, associações e entidades do campo cultural; “Revelando o Local” que consiste na realização da exposição “Ilhéus: História, Memória e Identidade”, exibição de filmes e documentários nacionais, apresentações teatrais, musicais e literárias. A Caravana Cultural também tem “Formação e Intercâmbio Cultural” que visa a capacitação de profissionais do Campo Cultural oferecendo pacotes de cursos de Gestão, Produção e Elaboração de Projetos Culturais, Educação Patrimonial e Oficinas de Teatro, Artesanato, Música, Dança, Desenho e Pintura em Tela e o último eixo “Gestão Pública Compartilhada” que propõe uma discussão com a comunidade sobre as propostas estratégicas dos agentes culturais do município para a construção do Plano Municipal de Cultura de Ilhéus.
 O Projeto prevê inicialmente a permanência de 02 (dois) dias de atividades durante os turnos vespertino e noturno com envolvimento das associações culturais, associação de moradores, instituições educacionais e agentes culturais locais em cada bairro ou distrito atingido. Parcerias importantes foram firmadas para garantir o sucesso do projeto. Entre elas está o apoio da TV Santa Cruz, do Rotary Club Jorge Amado e da Secretaria Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário