Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SEI já atualizou divisas de 37 municípios baianos




Ilhéus tenta evitar perda de território

Crédito: Ascom

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), em resposta às reivindicações encaminhadas pela União dos Municípios da Bahia (UPB) ao Governo do Estado, esclarece que o tópico “Limites Territoriais” já está sendo atendido.

Os 37 municípios que compõem os territórios de identidade de Vitória da Conquista e de Itapetinga já tiveram suas divisas atualizadas, em trabalho iniciado no mês de maio, pela SEI, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia.

Os trabalhos estão transcorrendo em conformidade com o Plano de Ação elaborado pela Comissão e a SEI. O referido Plano foi aprovado na Assembleia Legislativa no dia 11.05.2011, cumprindo assim a Lei 12.057, sancionada em 11.01.2011, que determinava o prazo de 120 dias para sua aprovação.

A proposta de Projeto de Lei que oficializa as novas divisas do território de identidade de Vitória da Conquista já foi encaminhada pela SEI à ALBA. Neste momento, a SEI está consolidando e elaborando o Projeto de Lei para o território de Itapetinga, que seguirá o mesmo processo.

A SEI informa que este trabalho inicia a correção de uma defasagem de quase seis décadas da Lei de Divisão Territorial do Estado da Bahia, que data de 1953, quando a Bahia tinha cerca de 150 municípios, sendo hoje 417.

UPB - Presidente da UPB, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, parabeniza o esforço da SEI. "Com certeza ainda resta muito a ser feito, mas não podemos deixar de parabenizar toda a equipe da SEI pelo que tem feito até aqui. Principalmente por que o trabalho que está acontecendo tem um atraso de quase 60 anos. Aproveito para reafirmar que a UPB está a disposição da SEI para ajudar nesse processo de atualização das divisas. Seria muito bom se nossas reivindações fossem atendidas como acontece com a SEI".

No dia 10 de outubro os prefeitos baianos marcharão até a governadoria do estado para cobrar do governador Jaques Wagner respostas para pauta de reivindicações entregue ao mesmo em março deste ano. A concentração para marcha acontecerá na UPB, de onde os prefeitos partirão para governadoria as 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário