Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Prefeitura cumpre mais uma etapa para que Ilhéus ganhe Praça do PAC




Mário Alexandre, prefeito interino

Crédito: JBO

Até a próxima sexta-feira (16), a Prefeitura de Ilhéus entregará ao Ministério da Cultura toda a documentação necessária para que o município seja contemplado com o projeto Praça dos Esportes e da Cultura, iniciativa que integra o eixo “Comunidade Cidadã” do PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento), desenvolvido pelo Governo Federal. A documentação exigida foi concluída na manhã desta quarta-feira (14), durante reunião realizada no salão nobre do Palácio Paranaguá, sede oficial da administração ilheense, com a presença de representantes das secretarias de Governo, Infraestrutura, Administração e Indústria, Comércio e Planejamento, além da Procuradoria Jurídica.
Projetado para áreas com dimensões mínimas de três mil metros quadrados, o equipamento será construído na rua São Jorge, no Loteamento Praia Dourada, no bairro Nossa Senhora da Vitória, zona sul da cidade. A previsão é de que, numa primeira etapa, sejam construídas 401 praças em todo o Brasil. Até 2014, com um investimento total de R$ 1,6 bilhão, o GovernoFederal pretende entregar 800 equipamentos.
Chamado inicialmente de “Praças do PAC”, o projeto vai integrar, no mesmo espaço físico, ações ligadas às áreas de cultura, esportes, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócioassistenciais, inclusão digital e políticas de prevenção à violência. As praças contarão com uma ampla estrutura, que incluirão unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), salas multiuso, biblioteca, telecentro, auditório/cineteatro, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada, entre outros.
Além de assegurar a execução de obras de urbanização no entorno da Praça dos Esportes e da Cultura, o governo municipal também estuda a implantação no local de uma unidade de saúde ou de educação. “Este é mais um projeto importante para a nossa população, principalmente para nossas crianças e adolescentes. Equipamentos como esses são fundamentais para humanizarmos ainda mais os bairros, beneficiando, dessa forma, as pessoas mais carentes”, diz o prefeito em exercício, Mário Alexandre.
A concepção, objetivos e projetos arquitetônicos de referência das praças foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial que desenvolveu três modelos, previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 metros quadrados, três mil metros quadrados e sete mil metros quadrados. Os projetos de arquitetura e engenharia das praças são de referência, podendo ser adotados ou não pelos municípios e pelo Distrito Federal, cujo único compromisso deverá ser manter o programa básico proposto para cada um dos três modelos. “As Praças do Esporte e da Cultura são a principal tradução do Programa de Aceleração do Crescimento, voltadas diretamente para o reconhecimento qualificado da cidadania, principalmente para as comunidades mais vulneráveis”, avalia a ministra da Cultura, Ana Maria de Hollanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário