Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Prossegue em Ilhéus a XII Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos




Solidariedade e amor ao próximo

Crédito: JBO

A XII Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, aberta oficialmente em Ilhéus no último dia 9, terá continuidade nesta sexta-feira (16) com a montagem de um estande na praça J. J. Seabra, centro da cidade. Na oportunidade, entre outros procedimentos, técnicos da secretaria municipal da Saúde estarão realizando, gratuitamente, testes de glicemia e aferições de pressão arterial. Promovida em nível nacional pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), a campanha é resultado, em Ilhéus, de uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura, através de seus programas de doação e transplante de órgãos e tecidos.
De acordo com informações da secretaria municipal da Saúde, a programação da XII Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos prossegue na segunda-feira (19), nos períodos da manhã e da noite, com uma palestra para estudantes da área de saúde na Faculdade de Ilhéus, localizada na rodovia Ilhéus/Canavieiras. Na terça-feira (20), mais duas palestras sobre a importância da doação de órgãos ocorrerão no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na avenida Canavieiras, a partir das 8 horas, e na Faculdade Madre Thaís (FMT), sediada na avenida Itabuna, a partir das 18h30min.
A programação reserva ainda uma grande Caminhada Pela Vida no dia 27 de setembro, com saída prevista para as 8 horas da 6ª Dires, na avenida Canavieiras, e chegada na praça Cairu. Segundo Anna Aragão, coordenadora do Programa de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos da secretaria municipal de Saúde, a caminhada deverá contar com a participação de transplantados e de pessoas que se encontram na lista de espera para receber um órgão. Ainda de acordo com Anna Aragão, a programação será oficialmente encerrada no dia 30 deste mês com a realização, no CTA, de uma palestra interativa com profissionais de saúde visando ampliar o conhecimento sobre os principais aspectos da doação e do transplante de órgãos.
O secretário de Saúde, Uildson Henrique Nascimento, enfatiza que a Coordenação do Núcleo de Doação e Transplante de Órgãos de Ilhéus vem realizando um importante trabalho de conscientização, “buscando, com isso, uma maior adesão dos diversos setores da sociedade com vistas a sensibilizar as pessoas para a doação e, conseqüentemente, para o salvamento de vidas”, completa o secretário de Saúde.
Algumas dúvidas – O que é transplante? É o procedimento cirúrgico no qual é substituído um órgão ou tecido doente por um órgão ou tecido sadio. Quem precisa de transplante? Pessoas que apresentam enfermidades incuráveis do ponto de vista clínico, com falência de um determinado órgão ou tecido. Quem pode doar? Todas as pessoas são doadoras em potencial, ratificando essa possibilidade logo após avaliação médica da história clínica e das doenças prévias (existem dois tipos de doadores: o vivo e o falecido). Como ser um doador? A doação no Brasil só é permitida mediante a autorização expressa de parentes de primeiro e segundo graus do doador (portanto, faz-se necessária a comunicação desse desejo à família). O que pode ser doado? córnea, medula óssea, pele, osso, tendão, valva cardíaca (tecidos), coração, pulmão, fígado, rim, pâncreas e intestino (órgãos). Quem recebe? Os órgãos doados são captados por equipes especializadas que farão a distribuição de acordo com a fila de espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário