Total de visualizações de página

domingo, 25 de setembro de 2011

Barreto, Bahia e Carlos Freitas exonerados via fax por Mário Alexandre



Barreto e a espera pelo prefeito Newton

Crédito: Ascom
Os secretários municipais de Ilhéus, Jorge Bahia (Fazenda), Marcelo Barreto (Segurança, Transporte e Trânsito) e Carlos Freitas (Serviços Urbanos) foram exonerados, por volta das 3 da tarde desta sexta-feira (23) pelo prefeito em exercício, Mário Alexandre.
O chefe interino do Executivo está em Salvador, onde participa de uma reunião sobre o Projeto Intermodal. Logo cedo ele comunicou à Procuradoria Jurídica que elaborasse os decretos e os enviasse para Salvador, via fax, para a oficialização com sua assinatura. Três novos nomes foram anunciados na equipe: João Aquino (Trânsito), Ronaldo Cosme (Finanças) e Jorge Cunha (Serviços Urbanos), ex-secretário no governo de Valderico Reis.
O jornalista Marcos Correa também deverá ser outro nome confirmado na equipe. Ele retorna à Assessoria Geral de Comunicação. Walmir Rosário ainda não oficializou a sua saída, mas também não compareceu hoje ao trabalho. Vai entregar a sua exoneração na segunda-feira.
"Vou esperar o verdadeiro prefeito chegar pra saber se ele mantem a decisão", disse, por telefone, ao Jornal Bahia Online, o secretário exonerado Marcelo Barreto. "Se o prefeito Newton concordar com a minha saída, aí sim, é fato consumado. Volto para a polícia", afirmou.
Jorge Bahia foi comunicado da sua exoneração em Salvador, onde se encontrava a serviço da municipalidade, participando de uma reunião com representantes de instituições financeiras. Por telefone, Bahia disse ao Jornal Bahia Online que Mário Alexandre tem todo o direito de escolher sua equipe. "Ele agora é o prefeito, né. Tenho que acatar", afirmou. Ainda no final da tarde, Bahia desembarca no Aeroporto Jorge Amado, mas garantiu que ao saber da exoneração, não pensou sequer em ligar para o prefeito Newton Lima, com quem mantém uma relação de extrema confiança.
"Quando ele tirou a licença para se recuperar disse a ele não não o alimentaria de nada a respeito de problemas da municipalidade. E é isso que vou fazer", garantiu. Indagado se está disposto a retornar à função logo que Newton Lima reassumir o cargo de prefeito, Bahia foi enfático: "aí vamos estar especulando. E não vou fazer isso agora".
Bahia garante que desde que assumiu a secretaria de Fazenda da Prefeitura de Ilhéus aumentou em 37 por cento a receita própria do município e em 41,12 por cento os recursos oriundos do ICMS. "O problema é que na Prefeitura de Ilhéus, a folha com pessoal aumenta em 90 por cento todos os anos e não há um planejamento com compras e serviços efetuados", afirmou. Ele garante que, em média, o município acumula nos cofres com receita própria e transferências voluntárias, cerca de 3 milhões e meio líquidos, mas que deste valor, cerca de 2 milhões e 300 são gastos com pessoal e mais 500 mil são repassados para a Câmara de Vereadores.
Bahia definiu a situação financeira da Prefeitura como "uma cama de casal com lençol de solteiro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário