Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Secretário exonerado garante que Newton Lima retorna ao cargo nesta segunda




Newton Lima de volta?

Crédito: Ascom
Um dos secretários municipais afastados pelo prefeito em exercício, Mário Alexandre, pediu anonimato, mas garante: Newton retorna nesta segunda-feira (26) ao comando do Palácio Paranaguá e, junto com ele, os três secretários exonerados na última sexta-feira (23). A garantia teria sido dada pelo próprio Newton que, de acordo com informações do secretário, soube das exonerações pela imprensa.
Informações obtidas com exclusividade pelo Jornal Bahia Online dão conta de que Newton Lima sabia da operação. Mas o que o teria assustado não foi o conteúdo. Foi a forma. Segundo a fonte, na segunda-feira passada, ao retornar a Ilhéus depois de uma semana na UTI, em Salvador, Newton convocou alguns poucos homens de sua confiança para uma reunião em sua residência. Mário Alexandre estava lá. "E foi lá, na frente de todo mundo, inclusive de familiares do prefeito, que o vice-prefeito fez juras de companheirismo e disse que iria tocar o governo interino com as pessoas indicadas por Newton", afirmou.
Uma outra fonte garante que não é pretensão de Mário Alexandre assumir, de fato, o poder do Palácio Paranaguá. Ele sabe que o retorno de Newton será inevitável. Mas, muito bem orientado, teria feito o que precisava para ganhar o discurso de que, com ele no comando, muita coisa iria mudar no governo. Pensa que ao invés de 10 ou 12 meses, pode, com isso, acabar ficando por mais quatro anos. "Acha que se credencia à sucessão e, mesmo sendo o vice do caos, consegue de alguma forma se separar dos problemas da administração", afirmou.
O JBO também conseguiu apurar que, com o provável retorno de Newton, o PSB - partido que defende a sua expulsão e sonha com a possibilidade de ter Mário Alexandre em seus quadros - romperia definitivamente com o governo. Retornariam Jorge Bahia, Marcelo Barreto e Carlos Freitas e, em contrapartida, sairiam nomes como Paulo Moreira (Turismo), Magno Lavigne (Governo) e Lidiney Campos (Educação), nomes indicados pela sigla. Junto iria Emenson Silva, secretário de Assistência Social e Trabalho, indicação do grupo da deputada estadual Ângela Sousa.
Newton também perderia parte da base que tem no Legislativo e passaria a ter dificuldades em trabalhar pela composição da próxima Câmara, que, não pode ser esquecido, será a responsável pela aprovação ou não de suas contas quando já estiver fora do poder.
O fato é que, até esta segunda-feira, tudo passa por especulações. De concreto o que há, é que acabou de vez o clima de confiança entre Newton Lima e Mário Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário