Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PT anuncia apoio ao prefeito Newton e diz que fica fora do "quanto pior melhor"




Encontro reuniu dirigentes influentes da sigla

Crédito: JBO
Exclusivo. Desde que o Partido dos Trabalhadores passou a fazer parte da base aliada do governo Newton Lima, aposta-se no prazo de validade desta aliança. O PT nunca foi visto como confiável por boa parte dos partidos da base, inclusive pelo PSB, o partido do prefeito. E se havia algo em que todos concordavam era de que, diante da primeira crise enfrentada por Newton Lima, o PT seria o primeiro a abandonar o barco. Mas política, como dizia Ulisses Guimarães, um dos mais experientes políticos da história deste País, é como uma nuvem. Você olha agora, está de jeito. Minutos depois, quando você olhar pro alto novamente, tudo pode ter mudado.
Este sentimento nunca esteve tão em evidência como agora em Ilhéus. Enquanto o PSB defende surpreedentemente o afastamento do prefeito Newton Lima e até a sua expulsão do partido é o PT quem demonstra ser o seu grande aliado no momento de dificuldades. Uma reunião encerrada no início da noite deste domingo (25) entre dirigentes municipais e estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT), selou o apoio incondicional da sigla à permanência do prefeito Newton Lima à frente do comando da Prefeitura de Ilhéus.
Para o partido é preciso separar a crise política da crise administrativa enfrentada pelo governo. "Continuamos defendendo mudanças na equipe. Sem estas mudanças, dificilmente o prefeito conseguirá sair da dificuldade administrativa em que se encontra. Mas retirar o prefeito do cargo da forma como algumas pessoas estão planejando, convenhamos, não é uma maneira bem vista pela democracia", criticou o deputado federal Josias Gomes, que veio especialmente de Brasília debater a crise.
Para o vereador licenciado e atual secretário municipal de Planejamento, Alisson Mendonça, "o PT não pode se aliar à turma do quanto pior melhor", condição suficiente para garantir que o partido opte pelo apoio ao prefeito Newton Lima. "Este, inclusive, é o momento primordial para o Partido dos Trabalhadores mostrar que está preocupado com a cidade e disposto a ajudar. E, neste momento, ajudar não é colocar o prefeito diante de um paredão", completou a vereadora Carmelita Ângela.
O sindicalista Everaldo Anunciação, diretor estadual da sigla, disse estar surpreso com as últimas decisões do PSB com quem afirma manter, permanentemente, conversas sobre o futuro político de Ilhéus. De acordo com Anunciação o afastamento do prefeito jamais esteve nas pautas de debate com o PT. Ele lembra que desde que o partido ingressou na base, foi pactuado com o PSB que a relação seria baseada na sinceridade. "Não vamos nos permitir criar situações para aprofundamento de uma crise que terá reflexos na sucessão mas que, efetivamente, não ajuda em nada a cidade", afirmou, com exclusividade, ao Jornal Bahia Online.
Ao confirmar sua permanência na base de apoio ao prefeito Newton Lima, o PT afirma que a única exigência feita é de que o prefeito promova imediatamente uma reforma administrativa, proposta que, inclusive, já foi anunciada. "O que ele nos pediu foi um prazo de 10 dias para recuperar a saúde. É isso que estamos esperando", afirmou o vereador Paulo Roberto Carqueija. Para o petista Gérson Marques, o compromisso do PT com o governo de Ilhéus, passa não só pelo apoio ao prefeito Newton Lima mas, sobretudo, à aliança que a cidade construiu com os governos estadual e federal e que terá, muito em breve, resultados extremamente positivos para os ilheenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário