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quinta-feira, 9 de junho de 2011

São João impulsiona busca por microcrédito produtivo na Bahia

Demanda bateu recorde

Crédito: Ascom
A demanda por microcrédito produtivo bateu recorde, no mês maio, por conta dos festejos do São João. O Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia) atingiu marca histórica em aprovações no último mês, com a realização de 1.909 operações, totalizando R$ 3,7 milhões, o que equivale a 34% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.
Os segmentos responsáveis pela maior demanda de crédito foram os comerciantes autônomos, feirantes e costureiras, com o objetivo de garantir estoque de produtos para os festejos juninos. De acordo com dados da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), 500 mil pessoas percorrerão o território baiano nos meses de junho e julho, movimentando a economia, principalmente o comércio das cidades do interior.
Com juros baixos, também é oferecido crédito para aquisição de equipamentos ou ampliação de instalações físicas, explica o presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Petitinga. "O CrediBahia concede crédito ágil e adequado para impulsionar o crescimento de pequenos empreendimentos. O microcrédito permite aumento da renda e gera grande impacto na economia de pequenos municípios".
Cliente do CrediBahia desde 2007, Carla de Jesus mantém seu negócio, no distrito Porto Novo, município de Santana, a 580 quilômetros de Salvador. Como empreendedora, ela se dedica ao ramo de confecções e, nesta época do ano, o faturamento cresce com a produção de trajes típicos para as quadrilhas juninas. Ao obter o sexto financiamento, Carla teve direito à bonificação (taxa de juros de 1,5% ao mês) e garante que a parceria com o CrediBahia tem melhorado seu negócio.
Planejamento de Expansão
O programa é administrado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e pela Desenbahia, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e prefeituras municipais conveniadas. Os agentes do CrediBahia orientam e acompanham diretamente as atividades produtivas, estimulando o empreendedorismo.
Para o gerente de Microfinanças da Desenbahia, Marcelo Mesquita, além do tradicional incremento gerado pelas festas juninas, o Planejamento de Expansão - estratégia desenvolvida pela Desenbahia e Setre - teve grande importância para o resultado positivo de maio. De acordo com ele, o planejamento contempla diversas ações focalizando o aumento da produtividade dos agentes de crédito. “Isso fez com que o número de contratos crescesse 13%, e o de recursos em dinheiro fosse 34% maior do que no mesmo período do ano passado", afirmou.
Novos postos de atendimento
O objetivo do CrediBahia é aumentar a oferta de crédito a pequenos negócios, permitindo a manutenção e a ampliação das alternativas de trabalho para a parcela da população com maior dificuldade de acesso ao crédito em bancos e agentes financeiros.
Na semana passada, mais cinco prefeituras baianas assinaram termo de adesão ao convênio do CrediBahia. Em breve, os municípios de Juazeiro, Muniz Ferreira, Heliópolis, Nova Viçosa e Serra Preta terão postos de atendimento do programa. Desde 2007, o CrediBahia investiu R$ 113 milhões, com mais de 77 mil contratos assinados.
São João do Pelô
A grade de atrações do São João do Pelourinho, em Salvador, será apresentada à imprensa nesta quinta-feira (9). A entrevista coletiva será às 10h, na sede do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Terreiro de Jesus.
Além das bandas e forrozeiros também serão apresentados a estrutura e os números do São João da Bahia. Os veículos ou jornalistas interessados em participar da coletiva devem se credenciar por e-mail, no endereçoascom@turismo.ba.gov.br ou pelo telefone             (71) 3116-4103      .

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