Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ilhéus recebe resultado de levantamento aerofotogramétrico

Centro da cidade mapeado

Crédito: Ascom
A Prefeitura de Ilhéus começou a receber o resultado do levantamento aerofotogramétrico realizado pela empresa Base S/A, com vistas à atualização do cadastro técnico, de modo especial das áreas de expansão da cidade. Além desta utilidade, o trabalho servirá para o planejamento urbano com ênfase para estudo de novas áreas de crescimento, mobilidade urbana e intervenções no trânsito, além da identificação de áreas de interesse público para a implantação de equipamento nas áreas de saúde, educação, esportes, áreas de risco e ocupação irregular em locais de preservação permanente, entre outros.
Pela primeira vez está sendo realizado um trabalho que resultará na produção do mapa completo da cidade, na escala de 1:1.000, em cor, o que facilitará muito os estudos Secretaria de Planejamento, Fazenda e demais secretarias afins. O município já conta com o levantamento aerofotogramétrico com cobertura de quase 80% do seu território, realizado pelo Governo do Estado da Bahia, através do Derba. “Esse é um dos nossos pleitos ao governo estadual, para que possamos atingir 100% de cobertura do território ilheense, de modo especial para a realização do cadastro rural municipal”, afirmou o prefeito Newton Lima.
A Secretaria de Planejamento estuda a realização do cadastramento geodésico das estradas rurais para atualização do mapa do município, e, consequentemente, identificação da quilometragem e planialtimetria das estradas municipais, estaduais e federais que cortam o território ilheense. Segundo o secretário Alisson Mendonça, “essa é uma medida necessária para que se possa ter a dimensão exata das nossas estradas e colaborar com a Secretaria de Ações Regionais no trabalho de manutenção, pois os transtornos são constantes no escoamento da produção agrícola”.
O QUE É? - A Fotogrametria é a ciência que permite executar medições precisas utilizando-se fotografias métricas. Embora apresente uma série de aplicações nos mais diferentes campos e ramos da ciência, como na topografia, astronomia, medicina, meteorologia e tantos outros, tem sua maior aplicação no mapeamento topográfico. Tem por finalidade determinar a forma, dimensões e posição dos objetos contidos numa fotografia, através de medidas efetuadas sobre a mesma. Uma aeronave equipada com câmaras fotográficas métricas percorre o território fotografando-o verticalmente, seguindo alguns preceitos técnicos como: ângulo máximo de cambagem 3º, sobreposição frontal entre as fotos de 60%, sobreposição lateral de 30%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário