Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de junho de 2011

Dirigentes afirmam que Ilhéus é uma referência no Triathlon

Incentivos e geografia ideais

Crédito: Ascom
“Ilhéus continua sendo uma referência no Triathlon. Em pouquíssimos lugares deste país, temos a oportunidade de contar com um apoio tão decisivo do Poder Público e, principalmente, com uma recepção tão calorosa por parte da população”. A declaração foi feita pelo presidente da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), Carlos Fróes, logo após o término da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico, que aconteceu na cidade no último sábado (4), reunindo 135 atletas de várias partes do país. Segundo o dirigente, em função do sucesso do evento deste ano, Ilhéus sediará no dia 7 de abril de 2012 a segunda etapa do campeonato brasileiro, válida para a Copa Continental e também para o Campeonato Mundial Universitário.
“Estamos fazendo uma retomada. Afinal de contas, Ilhéus sempre foi a cidade do Triathlon. Uma das maiores provas disso é que em outros lugares os competidores de triathlon são tratados como atletas. Aqui, eles são tratados e reverenciados como ídolos, o que mostra o amor da população por esta modalidade esportiva”, comenta Carlos Fróes. Durante o evento, o dirigente lembrou que a cidade foi a primeira sede da Confederação Brasileira de Triathlon, criada em 1991 por João Calazans Filho. “Naquela época, Ilhéus sediou várias etapas da Copa do Mundo, mostrando uma tradição esportiva que, agora, todos nós, dirigentes, governo municipal e população, estamos resgatando”, completou, elogiando o esforço do prefeito Newton Lima e de toda a sua equipe para que a segunda etapa do “Brasileiro” fosse um grande sucesso.
Já o presidente e o vice-presidente da Federação Baiana de Triathlon (Febatri), Marcelo Affonso e Walter Kraus, respectivamente, enfatizaram a importância de Ilhéus para o triathlon em todo o Estado da Bahia. Na opinião deles, no passado, o triathlon alcançou uma projeção significativa em Ilhéus, realidade que autoriza o retorno da modalidade ao município com força máxima.  Affonso e Kraus também destacaram o trabalho do governo municipal, através da Secretaria de Turismo e da Superintendência                 de Esportes, para que a primeira etapa fosse realizada no município com pleno êxito.
Ilheenses - Três ilheenses participaram da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico, todos eles na categoria amador. Elton dos Santos Paixão foi oitavo na categoria 25 a 29 anos, João Paulo Garcia da Hora ficou em quinto lugar, na 30 a 34 anos, enquanto que Ernando Barros foi o grande campeão na categoria 55 a 59 anos.
Na prova, categoria elite, o cearense Wesley Matos foi o grande campeão, completando a distância olímpica (1.500m de natação, 40 quilômetros de ciclismo e dez quilômetros de corrida) em 2.05:12. Em segundo lugar, ficou o também cearense radicado em São Paulo, Iuri Vinuto, com 2.06:57. Em terceiro, Paulo Roberto Maciel Júnior, do Distrito Federal, com 2.08:08. Em quarto, veio Fred Lima, o único baiano na elite, com 2.08:44, e, em quinto lugar, Evilásio Nascimento, do Ceará, com 2.09:42. No feminino, venceu Carolina Galvão Mattos, carioca radicada em São Paulo, com 2.19:41. Em segundo lugar, chegou Fernanda Garcia, de São Paulo, com 2.22:13, em terceiro, Thaty Porto, do Distrito Federal, com 2.24:22, em quarto lugar, Suely Baronto, do Rio de Janeiro, com 2.24:42, e, em quinto lugar, Carol Furriela, de São Paulo, com o tempo de 2.25:05.
A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico foi resultado de uma ampla parceria envolvendo a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), Federação Baiana (Febatri), Governo do Estado, através da Bahiatursa, e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Superintendência de Esportes. Utilizando como circuito a Praia do Cristo, a avenida Soares Lopes e a avenida Dois de Julho, a prova teve largada às 13 horas e um percurso que compreendeu 1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida. Além de troféus e medalhas, a etapa ofereceu 8 mil reais aos cinco primeiros colocados (masculino e feminino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário