Total de visualizações de página

domingo, 5 de junho de 2011

Parceria garante melhorias no 2º Batalhão de Polícia Militar

Coronel avalia andamento dos serviços

Crédito: Ascom
Uma série de melhorias vem sendo realizada no 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), graças a uma parceria mantida entre a Prefeitura de Ilhéus e a Corporação. Na manhã desta quinta-feira (1º) uma equipe da Prefeitura esteve presente no local, onde acompanhou, juntamente com o comandante da unidade, Coronel Teixeira, o andamento dos serviços. Além da reativação da área de lazer, a rede de esgotamento sanitário do local também vem sendo recuperada.
Fundado em 27 de outubro de 1891, o 2º BPM atuava até maio de 2010 como unidade operacional e em junho do mesmo ano passou a operar como Unidade de Ensino, Instrução e Capacitação. Desde então a unidade disponibiliza diversos cursos de formação atendendo a demanda de soldados, cabos e sargentos do Sul e Extremo Sul e demais regiões da Bahia, que antes precisavam se deslocar até Salvador (BA) para participar de treinamentos específicos, segundo explicou o coronel Teixeira. Por ano, são ofertados cerca de três cursos, que também beneficiam outras corporações, a exemplo do 5º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) e companhias de Polícia das duas regiões.
Cursos – O coronel Teixeira explicou que a carência de unidades de formação na Bahia, que conta atualmente conta com quatro centros, foi fator decisivo para a implantação da unidade de ensino em Ilhéus. Em 2010, mais de 400 policiais militares de várias companhias de polícia de Ilhéus e também de cidades como Itabuna, Ibicaraí, Canavieiras e Itacaré foram contemplados com os cursos oferecidos na unidade-escola. Um dos treinamentos oferecidos atualmente é o Curso de Formação para Sargentos, que contempla 31 policiais e tem duração de nove meses.
Para o representante da Comissão para estudo de carreira de sargento no Sul e Extremo-sul da Bahia, o sargento Gilson Nascimento, a unidade de treinamento em Ilhéus ajudou a melhorar a qualidade de vida dos policias, “que antes precisavam se deslocar até a capital baiana, o que além de cansativo, era muito desgastante”. Na opinião da sargento do 5º GBM, Norma Sueli, com a unidade mais próxima dos policiais é possível se dedicar mais ao curso, ficar próxima da família, sem o desgaste físico ocasionado pelas viagens”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário