Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de maio de 2010

"Não aceitaremos que nos usem numa luta que jamais nos pertenceu"

Em um documento assinado por mais de 200 moradores e divulgado neste final de semana, a comunidade da Lagoa Encantada nega que tenha participado de qualquer manifesto contrário ao Porto Sul realizado semana passada na localidade e exibida pela Rede Globo. Segundo os moradores da localidade, o que se viu na matéria foi a maior parte da opinião pública sendo enganada por detrás de interesses que ainda devem ser explicados.

"Não aceitaremos que falem em nosso nome e nem que nos usem em nome de uma “luta” que jamais nos pertenceu", afirmam no documento. De acordo com o abaixo-assinado, o que terminou acontecendo foi um gesto extremamente desrespeitoso com a verdadeira população da Lagoa Encantada na medida em que a comunidade foi usada por pessoas, entidades e empresas que nunca os apoiaram e nem deram uma perspectiva de crescimento e de oportunidade aos jovens.

“Fomos surpreendidos com a matéria”, informam. Foi uma atividade estranha aos nossos interesses, a nossa cultura e a opinião de nossa comunidade sobre o tema Porto Sul”, completam. A polêmica matéria sobre uma luta contrária ao porto foi exibida no programa dominical Fantástico, da semana passada. Parcial, mostrou apenas o enfoque ambiental ao projeto. Não ouviu comunidade e destacou a presença de “autoridades” vindas de outros estados da federação para um abraço simbólico à lagoa. "Este pessoal já foi embora. Veio passear. A falta de perspectiva é nossa. E a luta para que o empreendimento nos traga empregos e melhores oportunidades, pertence a quem vive e mora aqui", disse um dos moradores mais antigos da comunidade.

Segundo os moradores da Lagoa, apenas um fato justifica tamanha atitude. Dois grandes empresários da emissora – os donos da rede e o locutor Galvão Bueno – têm interesse comercial na área. Os primeiros, possuem uma casa numa área nobre de Vilas de São José, próxima a Itacaré. Já o locutor, constrói um resort de luxo na região em parceria com um famoso jogador de futebol. Os moradores também responsabilizam o empresário Guilherme Leal, um dos sócios da Natura e considerado um dos homens mais ricos do planeta, a ter interferido para que a Globo fizesse “o serviço”. A empresa dele está entre os 10 maiores anunciantes da rede de televisão.

Leal tem uma bela mansão na área próxima ao Porto Sul, possui um grande filão de terras no litoral norte e é terminantemente contra o empreendimento. É o nome que vai compor com a ambientalista e ex-ministra marina Silva, a chapa do Partido Verde à presidência da República e resolveu investir contra a iniciativa do governo federal, a quem faz oposição partidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário