Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Prefeito diz que microempresários são parceiros do progresso e da cidadania


Prefeito na abertura do congresso

Crédito: Ascom

O prefeito Newton Lima chamou de “parceiros do progresso e da cidadania” os pequenos e micro empresários que participam, em Ilhéus, do Congresso Norte Nordeste de Empresários da Pequena Empresa, que acontece na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Lima destacou a contribuição que a categoria dá à economia nacional e à geração de emprego e renda no país e disse que espera tê-los como empreendedores na construção de um novo momento econômico e social que está sendo desenhado para o município de Ilhéus. “Posso garantir a cada um de vocês: não há, hoje, na Bahia, uma cidade que detenha tamanha perspectiva de desenvolvimento econômico e social para os próximos anos como a nossa cidade”, afirmou, ao participar do debate sobre o tema “Aqui o Brasil cresce mais”.
Sob os aplausos dos empresários, o prefeito de Ilhéus disse saber claramente do papel que tem na construção deste novo e importante momento econômico para a região. “Estamos saindo de uma grande crise para já ocupar uma privilegiada posição entre os 100 municípios mais dinâmicos para se investir no Brasil”, revelou, lembrando ainda que empreendimentos de grande porte – a exemplo da construção de lojas da Rede Carrefour e Makro e de investidores estrangeiros no ramo de hotelaria, produtos e serviços – já estão em andamento na cidade. “Estamos diversificando. E oferecendo novas oportunidades de emprego e alternativas de negócio”.



Durante o evento, foram ministradas palestras sobre “Lei geral e empreendedor individual”; “Liderança e empreendedorismo”, “Motivacional”, “Medicina legal no Trabalho”, “Agronegócio no desenvolvimento regional”, “Associativismo empresarial, a trajetória da sustentabilidade” e debates sobre “Desenvolvimento sustentável local” e “Linhas de crédito”.
Entre os palestrantes, nomes influentes da economia nacional, a exemplo de Luís Eduardo Gonçalves (especialista em gestão de qualidade total pelo Sebrae-Bahia), Ercílio Santinoni (presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Indústrias-Conampi), Edival Passos (auditor fiscal e superintendente do Sebrae-Bahia), Gérson Gabrielli (presidente da Confederação Latino-Americana de Comércio e da União das Bases Empresariais), Sílvio Barros (prefeito de Maringá), Hélder Salomão (prefeito de Cariacica), Wallace Setenta (presidente do Sindicato Rural de Itabuna e Central Nacional dos Produtores de Cacau - CNPC), Edgar Morbeck Coelho (especialista em medicina do trabalho) e Valdir Ribeiro (coordenador geral do Congresso Norte/Nordeste de Empresários de Pequena Empresa e diretor do Movimento Nacional das Micro e Pequenas Empresas - Monampe).
 O presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia, Waldir Ribeiro, diz que o evento teve o objetivo de ampliar espaço das entidades representativas das pequenas e microempresas para serem instrumentos no âmbito de gestão de negócios empresarial, da geração e da criação e desenvolvimento de ambientes favoráveis às micro e pequenas empresas. “A proposta foi de proporcionar oportunidades para a discussão de projetos e programas federais, estaduais e municipais que visam a difusão do conhecimento com a troca de experiências bem sucedidas, plenário para políticas públicas e a formatação de modelos para a geração de novos negócios”.
 Ele destacou as parcerias feitas com os governos federal e estadual no sentido de viabilizar uma das maiores intervenções viárias na história do sul da Bahia: o Complexo Intermodal Porto Sul. Formado por um porto, um aeroporto internacional e uma ferrovia, o complexo está prestar a iniciar a sua execução em Ilhéus e é considerada a grande redenção econômica da região cacaueira. “Que possamos ao longo deste encontro, debater os caminhos que estamos todos a tomar. Que firmemos parcerias sólidas, saudáveis e permanentes com os pequenos e micro empresários da Bahia e do Brasil. Que falemos de presente e de futuro, tempo em que há de prosperar os nossos negócios e de fazer da nossa existência um momento mais feliz para se viver”, disse o prefeito nas boas vindas aos visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário