Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de maio de 2010

Ilhéus pode ganhar fábrica de processamento de cacau

A primeira fábrica de processamento de cacau de origem do Brasil foi inaugurada em Bebedouro, no município de Linhares, no Espírito Santo. O estado é o terceiro maior produtor de cacau do Brasil, com 10 mil toneladas. Inicialmente, a Floresta do Rio Doce Agroderivados vai produzir o líquor de cacau, matéria-prima para a fabricação do chocolate. Os empresários não descartam a possibilidade de instalar uma fábrica também na Bahia.
O diretor-presidente da empresa, Paulo Roberto Gonçalves, disse que “a partir do trabalho da fazenda do Rio Doce vamos começar a ver a situação da Bahia em relação à logística e onde podemos encontrar o apoio dos produtores de cacau. Estamos estudando este projeto há dois anos e a probabilidade é que a fábrica seja instalada entre Ilhéus e Gandu”.
A fábrica de processamento de cacau de origem de Linhares contou com investimentos próprios de 8 milhões de reais. Está construída em uma área de 1.250 metros quadrados. Na primeira etapa do empreendimento serão gerados 32 empregos diretos e cerca de 1.200 indiretos.
A deputada federal (PSDB), Rita Camata, afirmou que “são dividendos importantes para a arrecadação do Espírito Santo. São empregos gerados e a garantia dos produtores de que seu produto e sua colheita terão um mercado seguro não só em nível de Brasil, mas também no exterior”.
Já o secretário de Agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli, disse que “essa indústria vai dar competitividade a nossa cadeia do cacau. Com essa indústria nosso cacau não vai ter que viajar cerca de 700 km para ser processado em forma de líquor e voltar para nossas indústrias. Enfim, esse empreendimento vai definitivamente consolidar a cadeia produtiva do cacau no Espírito Santo.
Com processo e tecnologia desenvolvidos no próprio estado, o objetivo da fábrica é o de valorizar as qualidades sensoriais do chocolate e tornar o Espírito Santo referência em qualidade da matéria-prima para as indústrias de chocolate. A unidade terá capacidade de moagem de 2.500 toneladas por ano e vai processar o fruto plantado na própria região.
Um dos sócios da fábrica, Luciano França de Oliveira, declarou que “esse processamento tem o objetivo de preservar toda a carga aromática e as qualidades organolépticas do cacau e com isso vai haver uma valorização da nossa região e do nosso cacau”.
Rommel Barion, da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Balas e Derivados (Abica), lembrou que “no Brasil, 40% do nosso consumo é importado e nós temos uma qualidade muito boa do cacau. Esse empreendimento, que vai valorizar o cacau de origem, vem atender ao anseio da população que está disposta a pagar um pouco mais pela qualidade”.
Do total produzido pela fábrica, 1/3 será destinado à exportação para a Bélgica. O restante vai ser comercializado no mercado interno. O primeiro cliente da fábrica é a empresa Cacau Show, que deve produzir barras de chocolate de 100g com cacau de origem do Espírito Santo.
O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, propôs o aumento da área plantada de cacau no estado. Ele disse também que com o preço do produto em alta, o momento é de melhorar a qualidade das lavouras “porque você não renova lavoura no momento de preço baixo. Isso é histórico. E nós queremos ser parceiros dos produtores rurais. Nós queremos melhorar a qualidade e a produtividade das nossas lavouras de cacau. O governo do estado é parceiro”.
Linhares tem 22 mil hectares plantados com cacau. O município é responsável hoje por 90% da produção do espírito santo, mas os números tendem a crescer. De acordo com a secretaria de Agricultura do Espírito Santo a estimativa é que em 2010 a produção de cacau seja de aproximadamente 13 mil toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário