Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de maio de 2010

Copa de 2014 no Brasil está ameaçada por atraso nas obras

Obras do estádio Fonte Nova, em Salvador, ainda não começaram
Nesta segunda-feira (03), o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, criticou os atrasos na preparação para o mundial e questionou a demora das obras dos estádios. Em tom irônico, Valcke perguntou se deveria esperar até o carnaval de 2011 para as arenas esportivas finalmente começassem a sair do papel. Das 12 cidades sede, apenas seis já iniciaram as obras. O prazo final para começo das obras encerrou-se hoje.
“O sinal vermelho está aceso para o Brasil, que não está cumprindo os prazos”, disse Valcke a jornalistas na África do Sul, onde acontece a Copa do Mundo deste ano a partir de 11 de junho.
“É incrível como o Brasil está atrasado, e estou falando de todos os estádios. Vários prazos já foram descumpridos e nada aconteceu. O Brasil não está no caminho certo”, acrescentou.
Segundo o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, uma vistoria técnica será iniciada na quarta-feira (05) para apurar as condições dos estádios que abrigarão jogos do Mundial e também o cronograma de obras nas cidades escolhidas.
“É preciso aproveitar ao máximo o tempo disponível. Não queremos uma Copa do Mundo apressada, com todas as coisas feitas no último minuto”, disse o dirigente da Fifa.
Autoridades do Ministério do Esporte e do comitê organizador disseram recentemente que as cidades que não estiverem dentro do cronograma estipulado correm o risco de serem cortadas do mundial.  “O Brasil está esperando há muito tempo para receber uma Copa do Mundo, mas agora precisa começar a se movimentar. Eles têm que fazer isso pela América do Sul, não apenas pelo Brasil”, concluiu Valcke.
FONTE NOVA
Os primeiros tapumes foram instalados ao redor do Estádio Octávio Mangabeira, também conhecido como Fonte Nova, na manhã desta segunda-feira. Apesar do entra e sai de caminhões, as obras ainda não foram iniciadas. A reforma da arena esportiva depende da vistoria cautelar, etapa preparatória da obra iniciada no dia 1º de março por equipes de assistentes sociais e engenheiros para saber o impacto que uma implosão causará nos imóveis localizados nas imediações do estádio.
A previsão é de que a demolição completa da Fonte Nova seja realizada no fim deste mês ou no início de junho. Porém, a data pode ser revista, já que o Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação para que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estude o impacto que a implosão do estádio provocará em patrimônios tombados localizados próximo à arena esportiva.
Pelo cronograma da FIFA, todos os 12 estádios que sediarão os jogos têm que estar prontos até 31 de dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário