Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dengue deixa pelo menos 10 pessoas internadas

em Ilhéus, município que está em situação de risco por causa do aumento no número de casos da forma mais grave da doença. Somente no Hospital Geral Luiz Viana Filho há 10 pessoas com os sintomas. Foram notificados 57 casos de hemorrágica no município neste ano. hospital regional
      É exatamente a mesma quantidade notificada no mesmo período do ano passado, quando quase todos os municípios do sul da Bahia registraram um grande número de pessoas doentes. De dengue clássica já são 854 casos notificados.
      O principal hospital público de Ilhéus tem recebido uma média 40 pessoas infectadas por dia. Os dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde mostram que Ilhéus está entre 10 municípios com mais notificações de dengue clássica.
      Itabuna, que tem cerca de 700 casos, e Iguaí, com quase 600 notificações, fazem a parte da lista da área considerada de risco.
      Alto risco
      Com mais de 1.300 notificações, Canarana é o município baiano campeão de casos da doença neste ano. Mas é Ilhéus que mais preocupa, pela quantidade de casos de dengue hemorrágica.
      Além disso, o número de doentes no município pode ser muito superior ao registrado porque muitas pessoas têm, mesmo correndo o risco, preferido se automedicar.
      Este foi o caso de dona-de-casa Amélia de Oliveira Souza, moradora do Nelson Costa, que preferiu ir a uma farmácia e comprar Tylenol. “Não sou muito chegada a ir ao médico. Não foi nada muito grave. Por isso, tomei o remédio por conta própria”.
      Ela afirma que com os netos e filhos age de maneira diferente. “Eu ficou no pé para que eles corram logo para um posto de saúde. A doença é danada, ela mata mesmo. Soube pelo noticiário que a situação da dengue é crítica em Ilhéus”.
      “Mas isso ocorre por culpa de alguns moradores e também há entulho em muitos lugares na cidade”. Entre os bairros com mais casos estão Nelson Costa, Teotônio Vilela e Alto do Basílio.
      A maioria dos pacientes que chega ao Hospital Regional é de moradores desses bairros. No início do mês, foi iniciado o terceiro ciclo de combate à dengue em Ilhéus.
      Novas ações
      Para reduzir o alto índice de infestação predial, está sendo usado o novo larvicida, o diflubenzuron. Com isso, o número de imóveis com criadouros do mosquito transmissor da doença deve cair.
      Pesquisas recentes feitas pela Coordenação Municipal de Combate à Dengue apontam para a criação de resistência, por parte do mosquito, ao produto anterior.
      Dois aparelhos GPS também reforçam o mapeamento dos focos, auxiliando as atividades de levantamento dos lugares com mais casos da doença na cidade.
      Além de equipamentos, a população ilheense conta com o “Disque Dengue”, serviço de comunicação para tirar dúvidas e fazer denúncias sobre a dengue através dos telefones (73) 3231-7880 e 3231-6990, de segunda à sexta-feira, das 7:30 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário