Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ibama e Ima vão combater poluição nas praias

e o município vai informar aos banhistas os locais impróprios para uso. O Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus reuniu na quarta-feira, 19, procuradores da República, Ibama, Instituto do Meio Ambiente (Ima), Polícia Federal, prefeitura e Embasa. esgoto
      Para conter a poluição das praias, eles vão fazer uma fiscalização conjunta nas residências e estabelecimentos comerciais localizados em áreas que possuem esgotamento sanitário mas, mesmo assim, despejam o esgoto em fossas e na rede pluvial.
      Os locais escolhidos para o início das fiscalizações serão aqueles em que o esgoto é despejado na praia da Avenida Soares Lopes e Malhado, em Ilhéus.
      Para viabilizar o trabalho, a Embasa comprometeu-se a fornecer, no prazo de 30 dias, a relação dos consumidores e a análise bacteriológica do esgoto despejado na rede pluvial.
      Com base na amostragem fornecida, os procuradores da República vão requisitar a instauração de inquéritos policiais para cada um dos casos. A PF solicitará a fiscalização dos órgãos ambientais.
      Placas
      Já o município se comprometeu a colocar placas na Praia do Sul, do Hotel Opaba a Olivença; Avenida Sores Lopes, Praia do Cristo, Praia do Marciano, Praia do Cururupe, Praias do Norte e Praia dos milionários, indicando as condições de uso.
      A medida visa orientar o cidadão a não tomar banho em praias com riscos para saúde. Desde março o MPF em Ilhéus investiga denúncias de lançamento irregular de esgoto nas praias da cidade.
      Foi constatada a ocorrência de dejetos que desembocam no mar, comprometendo a balneabilidade das águas e contribuindo para a disseminação de doenças entre os banhistas.
      Verificou-se que nas proximidades da estação elevatória da Embasa, na Avenida Soares Lopes, um dos cartões postais da cidade, a água da região estava fétida e de coloração escura.
      Segundo a Embasa, a poluição das praias de Ilhéus tem origem no lançamento clandestino de esgoto nas águas pluviais. A estatal informa que é necessário que seja realizado um trabalho para convencer os moradores a ligar o esgoto das casas no sistema regular.
      Muitos preferem lançar o esgoto sem tratamento para não arcar com as despesas da ligação. Segundo o prefeito Newton Lima, Ilhéus só tem 48% de esgotamento sanitário, por isso, vários moradores infiltram o esgoto no sistema da rede pluvial.
      O prefeito comunicou que o município está incluído nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC- 2), cujos recursos seriam disponibilizados, ainda neste ano, para resolver o problema de saneamento básico da Zona Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário